A Justiça de Minas Gerais decretou, na noite desta segunda-feira (18), a prisão preventiva do policial penal Rodrigo Caldas Fonseca, de 45 anos, suspeito de assassinar a namorada, Priscila Azevedo Mundim, de 46 anos, em um apartamento no bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste de Belo Horizonte. O crime ocorreu no último sábado (16).
A decisão foi proferida pela juíza Juliana Beretta Kirche Ferreira Pinto, que destacou a brutalidade das agressões sofridas pela vítima, morta por estrangulamento e golpes contundentes no tórax, rosto, braços e pernas. Segundo a magistrada, o caso apresenta fortes indícios de feminicídio, caracterizado pela violência motivada pelo gênero.
Prisão em flagrante convertida em preventiva
O policial penal havia sido preso em flagrante no local do crime. Para a juíza, a gravidade dos fatos e a possibilidade de pena de até 40 anos de reclusão justificam a conversão para prisão preventiva, com o objetivo de resguardar a ordem pública.
“Presentes os indícios da autoria e comprovação da materialidade, resguardando-se, portanto, a ordem pública e considerando-se que a pena máxima privativa de liberdade cominada em abstrato para o crime de feminicídio é de quarenta anos de reclusão, diante dos expressos permissivos legais contemplados no artigo 313, I, do CPP, imperiosa a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva do agressor, por envolver o fato a prática de atos extremos de violência em decorrência do sexo feminino da vítima, fatal”, afirmou a juíza.
Além disso, a magistrada determinou que o suspeito seja submetido a exame de corpo de delito assim que receber alta hospitalar. Ele está internado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, após tentar tirar a própria vida com um corte no abdômen.
O crime
Priscila Mundim foi encontrada morta no quarto do apartamento na Rua Vereador Geraldo Pereira, no bairro Padre Eustáquio. O imóvel estava repleto de sangue.
Segundo a Polícia Militar, ao perceber a chegada dos agentes, o policial penal tentou se ferir com uma faca e chegou a avançar contra os militares, sendo contido e baleado.
Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao hospital, onde permanece internado. O corpo de Priscilla Azevedo Mundim foi enterrado neste domingo (17) no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.