Uma criança de seis anos morreu na tarde desta quarta-feira (27) após atendimento no Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O menino foi identificado como Nicolas Gabriel Brito Figueiredo.
Segundo familiares, Nicolas passou mal durante a manhã, apresentando vômito e diarreia, e foi levado pela mãe até a unidade de pronto atendimento. De acordo com relatos, ele recebeu soro, dipirona e Benzetacil, permanecendo em observação por cerca de duas horas antes de ser liberado.
Pouco após deixar o hospital, ainda na rua da unidade, o menino sofreu uma crise convulsiva e começou a pedir socorro. Familiares alegam que o atendimento médico teria demorado. Nicolas sofreu duas paradas e, mesmo após os cuidados de emergência, não resistiu.
A criança completaria 7 anos no próximo domingo (1º), e a família já havia organizado a festa de aniversário. Os pais registraram ocorrência.
Em nota ao Por Dentro de Minas, a Prefeitura de Santa Luzia lamentou profundamente o falecimento da criança e manifestou solidariedade a perda “irreparável, unindo-nos à dor de familiares, amigos e da comunidade escolar”.
O executivo afirmou ainda que a “Secretaria Municipal de Saúde determinou a apuração minuciosa do caso, incluindo a análise detalhada dos prontuários e dos protocolos adotados, a fim de esclarecer as circunstâncias do ocorrido. Ressaltamos que não foram identificados indícios de negligência ou imperícia no atendimento prestado pela equipe médica”.
Nas redes sociais, a Escola Municipal Professor Ceçota Diniz lamentou a morte de Nicolas. “Nos solidarizamos com familiares e amigos neste momento de dor, desejando que encontrem força e conforto para enfrentar essa perda irreparável”, disse.
A reportagem do Por Dentro de Minas procurou a Polícia Civil e aguarda retorno.
O que diz a Prefeitura de Santa Luzia
Nota na íntegra
“A Prefeitura de Santa Luzia lamenta profundamente o falecimento do aluno Nicolas Gabriel Brito Figueiredo, de 6 anos, ocorrido na tarde desta quarta-feira (27/08), após atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sede. Manifestamos nossa solidariedade e consternação diante dessa perda irreparável, unindo-nos à dor de familiares, amigos e da comunidade escolar.
De acordo com o relatório médico, Nicolas deu entrada na unidade apresentando dor de garganta, febre e episódios de vômito. Foi avaliado, medicado, permaneceu em observação por aproximadamente duas horas e, após melhora clínica, recebeu alta com orientações médicas. Poucos minutos após deixar a unidade, apresentou mal-estar súbito e foi reconduzido em estado grave, sendo submetido a manobras de ressuscitação cardiopulmonar, infelizmente sem sucesso.
A Secretaria Municipal de Saúde determinou a apuração minuciosa do caso, incluindo a análise detalhada dos prontuários e dos protocolos adotados, a fim de esclarecer as circunstâncias do ocorrido. Ressaltamos que não foram identificados indícios de negligência ou imperícia no atendimento prestado pela equipe médica.
A administração municipal reforça seu compromisso com a transparência, com a ética e, acima de tudo, com a vida. Todas as medidas necessárias para elucidar plenamente os fatos serão adotadas, em respeito à memória de Nicolas e à sua família.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.