Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (17) a lei que institui o Dia Municipal dos Legendários no calendário oficial de Belo Horizonte. A sanção foi assinada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil).
A data será comemorada anualmente em 27 de julho, mas não será considerada feriado. O projeto de lei que originou a proposta é de autoria do vereador Wanderley Porto (PRD), que também integra o movimento Legendários. A proposta foi aprovada pela Comissão de Legislação e Justiça no início deste mês.
Ao comentar a sanção, Porto afirmou:
“Fico feliz pelo prefeito ter sancionado a nossa lei. Acho que ela não prejudica em nada a cidade. Pelo contrário, traz conscientização sobre o que é o programa dos Legendários: a valorização da família e o reforço do papel do homem — não de forma machista, mas como alguém que assume suas responsabilidades como pai, filho e trabalhador. Que seja exemplo na sociedade.”
O que é o movimento Legendários
Criado em 2015 pelo pastor guatemalteco Chepe Tupzu, da Igreja Casa de Deus, o Legendários chegou ao Brasil em 2017, que hoje tem o segundo maior número de participantes do mundo. Segundo os organizadores, trata-se de um movimento voltado à transformação de homens, famílias e comunidades por meio de experiências de autoconhecimento, fé e disciplina.
O grupo promove eventos e desafios, voltados a homens, solteiros ou casados, com valores que variam entre R$ 450 e mais de R$ 81 mil, de acordo com o tipo de experiência.
Na justificativa do projeto de lei, o vereador Wanderley Porto destacou que o movimento promove “a transformação pessoal e social, incentivando valores como fé, coragem, resiliência e fraternidade”. Ele acredita que oficializar a data ajudará a fortalecer a identidade do grupo em Belo Horizonte e ampliar o alcance de suas ações.
Outras cidades mineiras também adotaram a data
Além da capital, outras cidades de Minas Gerais também instituíram datas comemorativas para o movimento.
- Em São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, a data será celebrada em 26 de outubro, conforme lei sancionada em 23 de maio pelo prefeito Aurélio Suenes (PL). A proposta foi aprovada mesmo diante de polêmicas envolvendo temas como religião, política e exclusão social.
- Em Sete Lagoas, na Região Central do estado, tramita um projeto de autoria do vereador Teo da Equoterapia Sgt. Gonzale (Podemos) que propõe a criação do Dia Municipal dos Legendários em 13 de julho. A proposta ainda aguarda sanção do Executivo.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.