A Prefeitura de São Francisco, no Norte de Minas, iniciou nesta quarta-feira (16) uma campanha emergencial de vacinação após o registro de casos de uma doença respiratória ainda sem diagnóstico definitivo. A enfermidade já provocou a morte de duas pessoas de uma mesma família e deixou dezenas de outras sob monitoramento.
Classificada inicialmente como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de rápida evolução, a infecção levou o Ministério da Saúde a orientar a atualização dos cartões de vacina, com destaque para a imunização contra a Influenza A. A recomendação é que estados e municípios realizem busca ativa dos grupos prioritários, como crianças, gestantes e idosos.
A campanha em São Francisco vai até sexta-feira (18) e conta com um Vacimóvel, que está estacionado na Mini Rodoviária, funcionando das 7h às 12h. A ação é parte de uma força-tarefa para conter possíveis surtos e reforçar a proteção da população.
Evento de importância para a saúde pública
Com cerca de 52,7 mil habitantes, o município teve os casos classificados como Evento de Importância para a Saúde Pública (EISP). Autoridades locais, estaduais e federais acompanham a situação, investigando sintomas diversos, como manifestações respiratórias e hemorrágicas.
Duas pessoas da mesma família morreram em curto intervalo de tempo, enquanto um terceiro familiar teve alta hospitalar. Outros moradores da cidade permanecem em observação médica.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), uma das vítimas testou positivo para influenza. No entanto, outras amostras seguem em análise para esclarecer a origem da doença e descartar outras hipóteses. “Até o momento, a causa do evento permanece em investigação”, informou a pasta.
Imunizantes disponíveis no Vacimóvel (16 a 18 de julho)
A vacinação é aberta ao público e será realizada das 7h às 12h. É necessário apresentar documento de identidade e, se possível, o cartão de vacinas. Confira abaixo as vacinas disponíveis:
Influenza (Gripe)
- Para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.
Covid-19
- Crianças menores de 5 anos;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Gestantes e puérperas;
- Grupos prioritários: pessoas com comorbidades, deficiência, imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, entre outros.
Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
- Crianças a partir de 12 meses;
- Adultos até 59 anos que ainda não tenham tomado duas doses.
Febre Amarela
- Indivíduos de 9 meses a 59 anos;
- Viajantes e profissionais expostos devem apresentar comprovante.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.