A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que pretende testar a implantação de uma motofaixa na Via Expressa, em um trecho de 16 km que abrange as avenidas Tereza Cristina e Juscelino Kubitschek, entre o Viaduto Itamar Franco, na região Noroeste da capital, e o município de Contagem.
O projeto-piloto faz parte de uma estratégia para reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas, que cresceram 56,18% na cidade entre 2018 e 2025. O aumento está diretamente relacionado à expansão dos serviços de entrega e transporte por aplicativo, em especial via plataformas como a Uber Moto, que atua na cidade desde 2021, apesar da ausência de regulamentação específica.
Segundo a prefeitura, a escolha da Via Expressa se baseia no alto fluxo de motos e na largura das faixas de rolamento, que permite a instalação de um espaço exclusivo para os motociclistas. A proposta também se inspira em modelos já implementados em cidades como São Paulo.
A iniciativa, no entanto, ainda está em fase inicial. A Secretaria Municipal de Política Urbana elabora o projeto, que será submetido à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Somente após a aprovação será possível definir a data de início da implantação.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.