A antiga Praça da Independência, situada entre os edifícios Sulamérica e Sulacap, na Avenida Afonso Pena, no hipercentro de Belo Horizonte, passou a se chamar Praça Fuad Noman. A mudança foi oficializada na tarde desta terça-feira (22), com a sanção do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) ao projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.
Reinaugurada em fevereiro deste ano, a praça integra o projeto “Centro de Todo Mundo”, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). As obras de revitalização, que consumiram R$ 3 milhões em investimentos, buscaram resgatar elementos do projeto original da década de 1940, como o piso em calçada portuguesa e áreas ajardinadas. O espaço também ganhou novos bancos, lixeiras e áreas de convivência.
O local havia sido descaracterizado na década de 1970, quando deu lugar a um anexo comercial. Com a reforma, a cidade recupera um espaço público histórico, preservando suas características originais.
Durante a cerimônia de renomeação, o prefeito destacou a importância do legado deixado pelo ex-prefeito Fuad Noman, que faleceu em março de 2024, vítima de complicações causadas por um linfoma não-Hodgkin.
“Sua dedicação à cidade, o compromisso com a população e o trabalho realizado ficarão eternizados na memória de Belo Horizonte”, declarou Álvaro Damião.
Homenagem à família
Durante o evento, a viúva de Fuad, Mônica Drummond, foi homenageada com um quadro contendo o suspensório usado pelo ex-prefeito no dia da eleição de 2024, além de uma camisa do Clube Atlético Mineiro, time do qual ele era torcedor fervoroso. Também foi entregue a ela uma réplica, em miniatura, da placa com o novo nome da praça.
“Me sinto profundamente honrada com essas homenagens. Fuad dedicou sua vida à Prefeitura de Belo Horizonte, ao povo da cidade e ao Atlético”, disse Mônica, emocionada.
Quem foi Fuad Noman
Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022, após a saída de Alexandre Kalil, que deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais. Economista de formação, Fuad teve uma longa e sólida carreira no serviço público, marcada por sua atuação técnica e administrativa.
Iniciou sua trajetória profissional há 55 anos, como concursado do Banco Central. Atuou também no Tesouro Nacional e ocupou o cargo de secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Além disso, foi diretor do Banco do Brasil e presidente da BrasilPrev.
Internacionalmente, trabalhou como consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país africano de Cabo Verde.
Em Minas Gerais, teve participação relevante nos governos de Aécio Neves e Antônio Anastasia (ambos então no PSDB), ocupando cargos como secretário de Estado da Fazenda, secretário de Transportes e Obras Públicas, e presidente da Gasmig. Também foi responsável pelas Secretarias Extraordinárias de Coordenação de Investimentos e da Copa do Mundo de 2014.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.