A Praça Israel Pinheiro, conhecida como Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, está há mais de um ano em obras e deve ser parcialmente entregue à população entre agosto e setembro de 2025. A informação foi confirmada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), durante visita ao local nesta quinta-feira (10).
Fechada desde fevereiro de 2024 para revitalização, a praça teve a entrega adiada duas vezes. Inicialmente, a previsão era dezembro do ano passado. Depois, o prazo foi postergado para junho deste ano. Agora, a entrega completa foi remarcada para 14 de dezembro de 2025, totalizando um ano de atraso em relação à estimativa original.
Segundo o prefeito, o motivo do atraso está relacionado à necessidade de aprovação dos órgãos de patrimônio por conta do tombamento do piso original, o que exigiu a interrupção do uso de maquinário e revisão do cronograma.
“A Praça do Papa tem uma história com a cidade. É uma das mais belas vistas, se não a mais bonita. Todos os detalhes da obra estão sendo observados com muito carinho para entregar a praça reformada”, afirmou Damião.
Restauração e investimentos
A obra envolve a troca de todo o piso cerâmico tombado, além da reforma de bancos, escadarias, jardinagem, eliminação de uma rua interna que dividia a praça e instalação de nova iluminação. Também será feita a preparação para um banheiro público e a modernização do sistema de irrigação.
Segundo a Prefeitura, o investimento total é de R$ 11.112.610,39, com um acréscimo de R$ 766.779,90 no contrato, destinado à instalação de infraestrutura adicional, alteração no paisagismo e melhorias operacionais.
Em maio, a parte inferior da praça ainda estava em fase inicial, com brinquedos infantis desmontados e calçadas parcialmente concluídas. Já a parte superior está mais adiantada, com 40% do piso cerâmico assentado.
Preservação do patrimônio e fornecimento de material
A Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) informou que o piso cerâmico da praça é tombado e precisa manter suas características visuais originais, como cor e padrão. O projeto foi aprovado por três esferas: o Conselho Municipal de Patrimônio (CDPCM-BH), o IEPHA (estadual) e o IPHAN (federal).
A autarquia também explicou que o atraso na entrega se deve a um problema na linha de produção do fornecedor das placas cerâmicas, sem falha técnica ou de planejamento por parte da prefeitura. Mesmo com a intercorrência, não houve aumento de custos relacionados à cerâmica.
Homenagem ao Papa João Paulo II
Durante a visita, o prefeito também mencionou um pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte para a instalação de uma estátua do Papa João Paulo II, que visitou o local em 1980.
“É justo que sua estátua esteja presente. A nossa Secretaria de Cultura, por meio da Eliane Parreiras, está em diálogo com a Arquidiocese para que essa homenagem seja realizada da melhor forma possível”, disse Damião.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







