Dois caminhões, um carro, uma moto, um jet ski com carretinha e diversos documentos foram apreendidos pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nessa quinta-feira (17), durante a segunda fase da Operação Vox Vacua, no município de Espinosa, no Norte do estado.
A ação tem como alvo uma organização criminosa suspeita de aplicar golpes em pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, analfabetos e pessoas com deficiência. A maioria das vítimas é beneficiária do INSS.
Os mandados de sequestro de bens foram cumpridos em Espinosa e na cidade de Urandi, no interior da Bahia, onde um dos caminhões foi localizado em uma pedreira. Além dos veículos, a polícia apreendeu contratos, dispositivos eletrônicos e documentos relacionados ao grupo criminoso.
Segundo a Polícia Civil, a quadrilha operava com uma estrutura altamente segmentada, com núcleos operacionais, jurídicos e logísticos. Os suspeitos são investigados por estelionato majorado, lavagem de dinheiro, uso de documentos falsos, associação criminosa e litigância predatória.
De acordo com a corporação, os criminosos utilizavam empresas de fachada, escritórios que se apresentavam como assessorias jurídicas, plataformas tecnológicas e procurações adulteradas para aplicar os golpes.
“Estamos lidando com uma organização que opera com alto grau de sofisticação e frieza. Usavam conhecimento jurídico e recursos tecnológicos para enganar pessoas em situação de extrema vulnerabilidade”, afirmou o delegado Eujécio Coutrim, responsável pela operação. “Essa segunda fase da operação visa estrangular o fluxo financeiro da organização e aprofundar a responsabilização criminal dos envolvidos.”
Primeira fase
Na primeira fase da operação, realizada em 5 de junho deste ano, duas pessoas foram presas, incluindo o homem apontado como líder do esquema. Um advogado foi detido em flagrante com medicamentos controlados e munições. Também foram apreendidos celulares, cartões, documentos em branco, além de três veículos. As autoridades determinaram ainda o bloqueio de contas bancárias e CNPJs ligados à quadrilha.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.