A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Voto Livre, com o objetivo de investigar e reprimir um esquema de compra de votos no município de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação ocorre no contexto das eleições municipais de 2024.
Segundo a PF, a investigação começou após o recebimento de uma denúncia anônima, que levou à instauração de um inquérito policial. As apurações apontam que eleitores estariam recebendo entre R$ 50 e R$ 100 em troca do voto em um candidato específico. O pagamento seria feito após a comprovação do voto.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços da cidade. As ordens judiciais foram expedidas pela 311ª Zona Eleitoral de Vespasiano.
Os envolvidos podem ser indiciados por corrupção eleitoral, crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, que prevê pena de até 4 anos de reclusão, além de associação criminosa, com pena que pode chegar a 8 anos.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os participantes do esquema e possíveis beneficiários políticos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.