Morreu nesta segunda-feira (14), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o engenheiro Sérgio Leite de Andrade, de 72 anos, ex-presidente da Usiminas e um dos nomes mais respeitados da indústria do aço no Brasil. Ele foi encontrado morto no condomínio onde morava, no bairro Vila da Serra. A Polícia Militar foi acionada por volta das 5h50.
Atualmente, Sérgio ocupava o cargo de vice-presidente de Assuntos Estratégicos e integrava o Conselho de Administração da Usiminas. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1976, também era mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com diversas especializações no Brasil e no exterior.
Ao longo de sua carreira, acumulou papéis de liderança em entidades importantes do setor siderúrgico. Foi presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM) e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Também atuou como docente em universidades brasileiras e publicou mais de 60 trabalhos técnicos em congressos nacionais e internacionais.
Trajetória na Usiminas
Sérgio ingressou na Usiminas em 1976, onde construiu uma trajetória de mais de quatro décadas. Foi presidente da companhia entre 2016 e 2022 e ocupava, até então, o cargo de vice-presidente de Assuntos Estratégicos.
Em nota, a Usiminas lamentou profundamente a perda:
“Sérgio deixa um legado de compromisso, competência e total dedicação às pessoas da Usiminas e às comunidades onde atuou, começando por Ipatinga. Agradeço imensamente por tudo que aprendi com ele”, afirmou o atual presidente da empresa, Marcelo Chara.
Repercussão e homenagens
O Instituto Aço Brasil também manifestou pesar pelo falecimento:
“Com grande tristeza e pesar, comunicamos o falecimento de nosso presidente do Conselho Diretor, Sérgio Leite de Andrade. Executivo com forte visão estratégica, destacava-se por seu perfil conciliador e carismático. Seu legado será eternamente lembrado por todos que com ele conviveram.”
Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo da entidade, também prestou sua homenagem:
“Sérgio era uma pessoa admirável e inspiradora, querido por todos com quem trabalhou. Trata-se de uma perda irreparável, não só de um grande amigo para mim, mas de um grande líder para o Brasil, que lutou incansavelmente pela competitividade da indústria nacional.”
A Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais também se manifestou:
“Lamentamos profundamente o falecimento do senhor Sérgio Leite de Andrade. Enviamos nossas sinceras condolências à família, amigos e equipe da Usiminas.”
Legado
Além do seu papel técnico, Sérgio Leite foi um defensor incansável da inovação, ética e liderança dentro da indústria brasileira. Ele presidiu o Conselho de Administração da Usiminas entre 2022 e 2023 e teve papel ativo em diversas frentes institucionais. Deixou sua marca em mais de 100 palestras proferidas ao longo de sua vida, abordando temas como qualidade, metalurgia, ética, comércio internacional e liderança.
Os detalhes sobre a causa da morte, o velório e o sepultamento ainda não foram divulgados pela família.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.