Nesta quarta-feira (16), a cidade histórica de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, assume simbolicamente o título de capital do estado. A tradição, instituída em 1979 por decreto estadual, celebra o Dia de Minas Gerais e destaca a importância histórica do município na formação do território mineiro.
A transferência simbólica da capital mineira é oficializada anualmente por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, que estabelece Mariana como capital por um dia, em homenagem às origens históricas de Minas e à trajetória de seu povo.
A data remonta a 1696, quando a bandeira liderada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça chegou à região onde hoje está Mariana. O município foi a primeira vila, cidade e capital do estado, consolidando-se como marco inicial da ocupação colonial e da organização territorial de Minas Gerais.
Além da mudança simbólica da sede do governo estadual, as comemorações pelo Dia de Minas incluem um ato cívico em Belo Horizonte, realizado no Palácio da Liberdade. A solenidade desta tarde inclui o hasteamento da bandeira dos Inconfidentes e apresentações culturais.
De acordo com a legislação que instituiu o Dia do Estado de Minas Gerais, o poder público deve realizar, anualmente, eventos que valorizem a herança histórica e cultural do estado, promovendo solenidades que reafirmem as raízes mineiras e celebrem a identidade local.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
	
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
	
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.







