O corpo de Maria da Penha Ferreira, de 60 anos, será sepultado nesta quinta-feira (10), às 11h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ela foi assassinada de forma brutal pelo companheiro, na noite de terça-feira (8).
Durante a manhã, familiares, amigos, vizinhos e clientes se despediram com comoção, lágrimas e homenagens silenciosas. O corpo foi velado na Igreja Bola de Fogo, comunidade religiosa frequentada por Maria da Penha, muito querida por todos e conhecida pelo tempero marcante de sua comida e por sua simpatia.
A vítima foi encontrada sem vida na casa onde morava com o companheiro, Isaque Trindade, de 40 anos. Ele se entregou à polícia na manhã de quarta-feira (9) e levou os agentes até o local do crime.
Maria da Penha e Isaque estavam juntos havia cerca de seis meses. Segundo familiares, o relacionamento era conturbado e já havia episódios de violência. Em uma das brigas, ele tentou enforcá-la. Após esse episódio, Isaque foi para São Paulo, onde, de acordo com relatos da família da vítima, teria assassinado uma garota de programa chamada Tainá. Em seguida, ele fugiu e retornou a Santa Luzia, procurando novamente por Maria da Penha.
Parentes afirmam que Isaque era usuário de drogas e já havia tentado matá-la anteriormente, quando ela mantinha um trailer de comida conhecido como “Restaurante da Penha”.
O que mais chocou os familiares foi a frieza de Isaque. Antes de confessar o crime, ele chegou a participar das buscas por Maria da Penha. “Ele foi com a gente procurar por ela. Eu mesmo o deixei no trabalho, de uniforme. Quando voltamos pra casa, minha esposa disse que ia passar um café. A minha sogra foi até a casa dela e me chamou. Quando cheguei lá, os policiais civis chegaram junto dizendo que ele tinha confessado. Parece que eu já estava sentindo que ela estaria lá”, contou Samuel, genro da vítima.
Durante o velório, o carinho e a admiração que Maria da Penha despertava eram visíveis. Amigos, clientes e moradores do bairro passaram pela igreja para prestar suas últimas homenagens. “O cheiro da comida dela, o sorriso dela… é difícil acreditar que a Penha se foi assim, desse jeito”, lamentou uma vizinha.
O homem está preso e será transferido para o sistema prisional.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.