A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) encerrou, nesta semana, as investigações sobre um golpe milionário aplicado contra dois empresários de São Paulo, em agosto de 2024, em um hotel de alto padrão na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O prejuízo foi de cem mil dólares, e três homens, com idades entre 51 e 61 anos, foram indiciados por estelionato majorado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a 21 anos de prisão.
Conforme apurado pela 2ª Delegacia Especializada em Investigação de Fraudes (Deif), ligada ao Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccof), os suspeitos convenceram as vítimas a participar de um suposto investimento de R$10 milhões. Para garantir o falso contrato, exigiram um “aporte inicial” em moeda estrangeira.
Os criminosos utilizaram contratos forjados, documentos falsificados e deslocamentos aéreos fretados para reforçar a aparência de legalidade. Na entrega do dinheiro, porém, os empresários receberam uma maleta com apenas R$5.200 em cédulas autênticas, enquanto o restante era composto por notas cenográficas com a inscrição “sem valor”.
Atuação organizada e ocultação do dinheiro
Segundo o delegado Rafael Faria, os investigados atuavam com funções bem definidas: um deles conquistava a confiança das vítimas, outro se apresentava como investidor e o terceiro executava a fraude. “Após consumar o golpe, o grupo ocultava os valores por meio de depósitos em espécie, operações de câmbio, transferências indiretas e aquisição de bens de alto valor”, explicou o delegado.
Durante as buscas, realizadas em imóveis de Minas Gerais e São Paulo, a PCMG apreendeu veículos de luxo, dinheiro em espécie, notas cenográficas, documentos diversos e aparelhos eletrônicos. Parte dos bens foi alvo de pedido de sequestro judicial.
Dois dos suspeitos foram presos preventivamente em São Paulo: um em Herculândia, em 10 de julho, e outro em Americana, em 21 de junho. Ambos aguardam transferência para Belo Horizonte. O terceiro investigado segue foragido.

GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.