Morreu nesta quarta-feira (23), aos 73 anos, o professor e coordenador do Colégio Santo Antônio, Olavo Campos, conhecido como Kafunga. A informação foi confirmada pela tradicional escola da capital mineira, onde ele atuou por décadas como educador, técnico esportivo e gestor.
Kafunga lutava contra um câncer linfático há cerca de um ano. A doença começou na perna, com a formação de um nódulo, e atingiu o pulmão.
Em nota publicada nas redes sociais, o Colégio Santo Antônio lamentou a perda e destacou o legado do educador:
“Algumas pessoas parecem já nascer com o uniforme do colégio. Kafunga era uma dessas. Foi aluno do Colégio Santo Antônio e nunca mais foi embora de verdade. Mesmo quando escolheu estudar Medicina, o colégio seguiu sendo seu lugar. Voltou como professor, depois coordenador. Mas, acima de tudo, foi presença.”
Ao longo da carreira, Kafunga também foi técnico do time de futsal Arsenal, ligado à escola, que conquistou diversos títulos metropolitanos. O colégio o descreveu como um “homem de fé, escuta e serviço” e ressaltou sua dedicação à missão de educar:
“Foi mais do que um educador. Um verdadeiro testemunho de cuidado com cada aluno, com cada família, com cada história. Sua memória será sempre luz para nós.”
Diversos ex-alunos, amigos e autoridades manifestaram pesar nas redes sociais. A vereadora Marcela Trópia (Novo) escreveu:
“Kafunga impactou muito além do quarteirão do Colégio Santo Antônio. Inspirou educadores, pais e colegas de alunos. Feliz por ter convivido com sua sabedoria.”
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), também prestou homenagem:
“Deixará saudades, mas acima de tudo, um legado. Apesar de firme, nunca perdeu o humor. Apesar de brincalhão, nunca descuidou da qualidade do ensino e do mérito escolar.”
O técnico bicampeão mundial de futsal Eustáquio Afonso Araújo, o Takão, lamentou profundamente a perda do amigo com quem trabalhou por décadas.
“Perco quase que um irmão. Trabalhamos juntos o tempo todo. Era um gestor de pessoas fenomenal, que liderava sem imposição. Perde o esporte, perde o colégio. Uma grande perda.”
Kafunga completou aniversário recentemente e recebeu a visita de Takão no último domingo.
Ver essa foto no Instagram
Despedida
O velório de Olavo Campos será realizado nesta quinta-feira (24), na capela do Colégio Santo Antônio, localizado na Rua Pernambuco, nº 840, no bairro Funcionários. O sepultamento está marcado para as 15h30 no bairro Funcionários na região Noroeste de Belo Horizonte.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.