Cinco policiais militares da ativa foram presos em flagrante, nesta quinta-feira (10), suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, posse ilegal de armas e associação criminosa. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Investigação Criminal da Corregedoria da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e cumpriu dez mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Contagem e Betim, na Região Metropolitana da capital mineira.
Segundo a PMMG, os cinco militares presos — dois sargentos, dois cabos e um soldado — são lotados no 66º Batalhão da Polícia Militar e estariam utilizando suas funções públicas para cometer crimes como corrupção passiva e associação ao tráfico de drogas. Esta é a segunda operação em menos de dez dias que resulta na prisão de PMs na Grande BH.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos três armas de fogo (uma espingarda e dois revólveres calibres .32 e .38), 126 munições (de uso permitido e restrito), 106 porções de maconha, 101 pinos de cocaína, 79 pedras de crack, e dois balanças de precisão, além de notebooks, pendrives e celulares.
De acordo com a Corregedoria da PM, os policiais presos são investigados por participar de uma rede criminosa estruturada para atuação no tráfico de drogas e recebimento de propinas em troca de facilitação e proteção a atividades ilícitas.
Denúncias
As apurações tiveram início a partir de denúncias de corrupção passiva — quando servidores públicos usam o cargo para obter vantagens indevidas — e de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Segundo a PMMG, a atuação dos investigados pode configurar uma organização criminosa infiltrada dentro da corporação.
Criado em 2023, o Núcleo de Investigação Criminal da Corregedoria da Polícia Militar tem como objetivo reforçar o combate a crimes cometidos por agentes públicos e aumentar a transparência nas investigações sobre desvios de conduta dentro da corporação.
Os militares foram localizados e presos em diferentes cidades da Região Metropolitana, sendo três em Betim, um em Contagem e um em Belo Horizonte.
Todos os suspeitos foram encaminhados para a corregedoria da PM e seguem à disposição da Justiça Militar. O caso ainda está em fase de investigação.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.