O bombeiro aposentado Naire Assis Ribeiro foi condenado a 17 anos de prisão pelo assassinato do policial penal Wallysson Alves dos Santos Guedes, de 32 anos, morto a tiros em um bar no bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, em fevereiro de 2024.
O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (14), no Tribunal do Júri de Belo Horizonte. Naire foi condenado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima. No entanto, o conselho de sentença o absolveu da acusação de discriminação racial. A defesa ainda pode recorrer da decisão.
Discussão no bar
Durante o interrogatório, o bombeiro afirmou que discutiu com o policial penal após questionar sua identificação como agente de segurança. Segundo ele, Wallysson teria sacado uma arma, o que o motivou a atirar. O réu disse que pretendia se entregar, mas foi preso em casa antes disso.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o crime teve motivação torpe. O bombeiro teria ficado inconformado com o fato de um homem negro estar armado e se identificar como policial. Chamadas ao 190 feitas pelo réu antes do crime mostraram que ele se referiu à vítima como “um negro, um haitiano, dizendo que é da segurança pública”.
Quando a Polícia Militar não compareceu ao local, o militar da reserva voltou armado ao bar e atirou várias vezes contra Wallysson, que não teve chance de se defender.
Relembre o caso
O assassinato ocorreu em 26 de fevereiro de 2024 e foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram Naire deixando o local após a discussão e retornando armado antes de efetuar os disparos fatais. Wallysson, que trabalhava como policial penal, morreu no local.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.