Um cachorro da raça pitbull invadiu a Escola Municipal Maria Aracélia Alves, no bairro Itacolomi, em Betim, na manhã desta terça-feira (3), e mordeu cinco estudantes. As vítimas, que sofreram ferimentos leves, são uma menina de 12 anos e quatro meninos com idades entre 13 e 15 anos.
De acordo com as primeiras informações, o incidente ocorreu por volta das 7h27, no momento em que o portão principal da escola estava aberto para a entrada dos alunos no início do turno da manhã. Aproveitando o acesso livre, o animal entrou na unidade e seguiu diretamente para uma sala de aula do 8º ano.
Dentro da sala, o cão atacou os estudantes. Em um dos momentos mais críticos, o pitbull chegou a subir em cima de uma aluna. Ao tentar ajudá-la, um colega também foi mordido. Segundo a diretora da escola, as crianças feridas foram socorridas inicialmente por funcionários, antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Testemunhas relataram que o cão aparentava estar debilitado. Após o ataque na escola, ele saiu do prédio e entrou em uma creche vizinha. No entanto, dessa vez, não houve vítimas, pois professores e alunos se trancaram em salas de aula até a chegada das equipes de resgate.
A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Superintendência de Proteção Animal (Sepa) de Betim foram acionados. O animal foi localizado dentro da quadra do Centro Infantil Municipal Silvana Rodrigues Silva Pedrosa, nas proximidades da escola. A área já estava isolada e não oferecia riscos. A captura foi feita com apoio da Sepa.
“Fomos acionados para conter e recolher o animal, que foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses”, informou a superintendente de Proteção Animal do município, Roberta Cabral.
Apesar do susto, a escola seguiu com o cronograma de aulas normalmente ao longo do dia.
Nota oficial da Secretaria Municipal de Educação
“A Secretaria Municipal da Educação informa que, na manhã desta terça-feira (3), por volta das 7h, um cão aparentemente um pitbull mestiço entrou na Escola Municipal Maria Aracélia, no bairro Conjunto Habitacional Jalila Pedrosa, durante a movimentação de entrada dos alunos e funcionários do turno da manhã.
O animal, que estava solto na rua, entrou na unidade e seguiu até uma sala de aula do 8º ano. Inicialmente, o cão demonstrava comportamento amistoso, mas se exaltou quando funcionários e alunos tentaram retirá-lo da sala.
Infelizmente, cinco estudantes, quatro meninos e uma menina sofreram mordidas, sendo que um deles precisou levar um ponto no ferimento. Quatro foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte) e um à UPA Teresópolis.
Todos os alunos receberam atendimento médico, incluindo limpeza dos ferimentos, administração de soro antirrábico e vacina antitetânica, conforme protocolo padrão. Já receberam alta e, segundo os pais, passam bem.
Após o incidente, o cão ainda tentou acessar uma creche nos fundos da escola, entrando pela quadra. Foi contido com segurança pela equipe da unidade até a chegada da Polícia Militar e da Superintendência de Proteção Animal (Sepa), que recolheu o animal.
O cão foi levado ao Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), onde ficará em observação por dez dias, conforme os protocolos sanitários.
Um boletim de ocorrência foi registrado e as autoridades seguem apurando se o animal possui tutor ou se trata de um caso de abandono. A Secretaria Municipal de Educação segue acompanhando o caso e prestando todo o suporte necessário às famílias envolvidas.
A Sepa atua no recolhimento de animais vítimas de maus-tratos ou em situação de risco. Casos podem ser denunciados via mensagem para o número (31) 99830-2954, com local, data e, se possível, fotos. Betim também conta com o canal Disque-Denúncia 181, que garante o anonimato do denunciante.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.