Os motoristas de vinte linhas de ônibus de Belo Horizonte encerraram na manhã desta quarta-feira (25) a paralisação iniciada na terça-feira (24). O acordo foi firmado por uma comissão composta por representantes dos trabalhadores, do sindicato e da empresa Coordenada.
A empresa comprometeu-se a regularizar os depósitos atrasados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio de um acordo com a Caixa Econômica Federal.
Em nota, o sindicato SetraBH informou:
“Por volta das 9h30, as linhas envolvidas na paralisação começaram a liberar os veículos para retomar as operações regulares. Em cumprimento à decisão judicial, todos os motoristas retornaram ao trabalho para garantir a circulação total da frota. O SetraBH reforça seu compromisso com a normalidade e a continuidade do serviço de transporte público para a população de Belo Horizonte.”
Marcos Aurélio Matias, representante do sindicato dos trabalhadores, explicou o acordo:
“A empresa enfrenta há anos problemas no depósito do FGTS dos funcionários. Segundo a direção da Coordenada, há um acordo com a Caixa para parcelar e regularizar esses valores.”
Os trabalhadores relataram dificuldades ao tentar utilizar o FGTS, por exemplo, para a compra de imóveis, devido à ausência dos depósitos. Sobre isso, Marcos destacou:
“A empresa se comprometeu a regularizar os valores pendentes do Fundo de Garantia no menor prazo possível e orienta os funcionários a procurarem a direção da Coordenada para resolver essas pendências.”
Além disso, Marcos afirmou que a Coordenada garantiu a regularização do pagamento dos salários dos funcionários.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou: Com o término do movimento grevista, as linhas do transporte coletivo estão retornando gradualmente à operação normal. As 24 linhas afetadas estão sendo acompanhadas por agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob), da BHTrans e da Guarda Municipal, nas estações e nos pontos finais, com o objetivo de orientar os passageiros e garantir as condições de mobilidade e segurança.
A Prefeitura ressaltou ainda que as viagens não realizadas durante a paralisação serão devidamente autuadas, conforme os termos contratuais vigentes. Além disso, não será efetuado o pagamento da remuneração complementar às concessionárias, em conformidade com os critérios de qualidade e confiabilidade estabelecidos pela Lei 11.458/2023 e pelo Decreto 18.370/2023.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.