Faleceu na manhã desta sexta-feira (20), a produtora cultural Cris Gil, uma das figuras mais influentes da cena artística da Grande Belo Horizonte. Mineira, Cris foi uma das fundadoras do tradicional bloco carnavalesco Havayanas Usadas, referência do carnaval da capital mineira.
Ela tratava um câncer de mama desde 2011 e estava internada desde o último domingo (15). Em 2017, após um período de remissão, os médicos identificaram o retorno da doença, já com metástase. Apesar disso, Cris sempre abordou o tratamento como um processo de cuidado e não como uma batalha, rejeitando o termo “luta” contra o câncer.
A morte foi lamentada nas redes sociais por amigos e artistas. O cantor Heleno Augusto, também fundador do bloco, escreveu:
“Obrigado, Cris Gil, por esses e tantos momentos desde 2012 de construção, música, carnaval, sorrisos e encontros. Pra sempre em nossas vidas.”
O velório será neste sábado (21), das 11h às 13h, no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, região central de Belo Horizonte.
Homenagem em vida
Em 2023, o bloco Havayanas Usadas homenageou Cris Gil durante o desfile de carnaval em BH. Ela havia se afastado das atividades do grupo para dar continuidade ao tratamento. Durante anos, Cris participou ativamente da definição de temas, roteiros e da construção do bloco, sendo uma referência no movimento cultural da cidade.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.