Um balão com 35 pessoas caiu na zona rural de Capela do Alto, a cerca de 130 km de São Paulo, após decolar de Iperó, no interior do estado, na manhã deste domingo (15). A queda aconteceu aproximadamente 25 quilômetros após a decolagem.
Uma das passageiras, uma mulher grávida segundo a polícia, foi socorrida em estado grave, mas não resistiu. Outras dez pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas.
De acordo com a Polícia Militar, que atendeu à ocorrência, o balão transportava 33 passageiros, além do piloto e de um auxiliar. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
No mesmo fim de semana, Boituva, cidade vizinha a Iperó, sediava a 38ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo. No entanto, os voos previstos para a manhã de domingo foram cancelados devido aos ventos fortes, que chegaram a 70 km/h. O limite seguro para a prática do balonismo é de 10 km/h.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Johnny Silva, o balão era clandestino. Ele afirmou que os documentos do piloto estavam vencidos e que ele só tinha autorização para realizar voos individuais. A capacidade máxima da aeronave seria de 24 pessoas, número inferior ao total transportado.
A Polícia Civil de Tatuí prendeu o piloto em flagrante. Ele responderá por homicídio culposo. Durante depoimento ao delegado Edenilson Meira, da Delegacia Seccional de Itapetininga, o piloto alegou que uma mudança repentina no clima provocou a perda de controle do balão. Ele está preso preventivamente e não apresentou documentação de habilitação para o voo.
A empresa responsável pela operação do balão, Aventurar Balonismo, foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou.
O passeio fazia parte de uma excursão que saiu de Pouso Alegre (MG) e incluía parentes de um homem que planejava pedir a namorada em casamento durante o voo.
Vítima fatal
Juliana Alves Prado, de 27 anos, natural de Pouso Alegre, foi a vítima fatal do acidente. Ela era psicóloga e atuava na área de psicologia organizacional e do trabalho. Estava no passeio ao lado do noivo, Leandro Pereira. Como há suspeitas de que Juliana estivesse grávida, a polícia solicitou exames para confirmação.
Além dela, outras 34 pessoas estavam no balão no momento do acidente, incluindo o piloto e o auxiliar. O piloto ainda tentou pousos emergenciais em locais inadequados, sem sucesso, antes da queda final na Estrada Municipal Vereador Geraldo Portela, em Capela do Alto.
A Prefeitura de Boituva lamentou o acidente e emitiu nota oficial afirmando que o balão era operado por uma empresa irregular, com um piloto sem licença válida.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.