O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), iniciou na manhã desta quarta-feira (18) sua viagem de retorno ao Brasil. Ele embarcou por volta das 6h20 (horário de Brasília), no aeroporto da Ilha do Sal, em Cabo Verde, na África. A comitiva brasileira estava em Israel para participar de um evento internacional sobre soluções para gestão municipal, mas precisou deixar o país de forma antecipada em razão da escalada de tensão com o Irã.
Além do prefeito, o secretário municipal de Segurança Pública de BH, Márcio Lobato, também integrava a delegação, composta por outros dez gestores públicos brasileiros. O grupo se dividiu em dois voos distintos para o retorno ao Brasil.
Em suas redes sociais, Álvaro Damião relatou parte do trajeto de volta: o avião partiu da Arábia Saudita na terça-feira (17), fez uma parada em Mallorca, na Espanha, para reabastecimento, e seguiu para a Ilha do Sal antes de retomar o caminho rumo ao Brasil. A previsão é de chegada a Natal (RN) ainda nesta quarta, de onde o prefeito e o secretário embarcam em novo voo para Belo Horizonte, com previsão de desembarque no Aeroporto de Confins por volta das 14h. Damião deve conceder entrevista coletiva ao chegar a Minas Gerais.
“Três horas de voo e estaremos em Natal, no Rio Grande do Norte. De lá, voo para Belo Horizonte. Chegaremos por volta de duas da tarde, se Deus quiser. Tudo tranquilo, nenhuma ocorrência desde que saímos de Israel até agora, aqui em Cabo Verde”, escreveu o prefeito nas redes sociais.
Integrantes da comitiva:
- Álvaro Damião Vieira da Paz – Prefeito de Belo Horizonte (MG)
- Cícero Lucena – Prefeito de João Pessoa (PB)
- Welberth Porto – Prefeito de Macaé (RJ)
- Johnny Maycon – Prefeito de Nova Friburgo (RJ)
- Claudia da Silva – Vice-prefeita de Goiânia (GO)
- Janete Aparecida Silva Oliveira – Vice-prefeita de Divinópolis (MG)
- Márcio Lobato Rodrigues – Secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte (MG)
- Davi de Mattos Carreiro – Executivo do Centro de Inteligência de Segurança Pública do RJ (Civitas)
- Gilson Chagas – Secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ)
- Francisco Vagner Gutemberg de Araújo – Secretário de Planejamento de Natal (RN)
- Flavio Guimarães Bittencourt do Valle – Vereador do Rio de Janeiro (RJ)
- Francisco Nélio – Tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
A viagem a Israel
A comitiva brasileira participava de eventos relacionados à gestão pública e segurança, incluindo apresentações de novas tecnologias na área. Contudo, diante do conflito entre Israel e Irã, o grupo deixou o país às pressas. Na sexta-feira (13), Israel iniciou ataques aéreos contra alvos iranianos, que responderam no dia seguinte, elevando o nível de tensão na região.
Por precaução, os brasileiros precisaram se abrigar em bunkers e, posteriormente, cruzaram a fronteira terrestre rumo à Jordânia, na manhã da segunda-feira (16), já que o espaço aéreo israelense foi fechado.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou uma nota oficial informando que os gestores ignoraram recomendações do Itamaraty para evitar viagens a Israel, devido ao risco de confrontos armados.
“Em junho corrente, duas comitivas de autoridades brasileiras viajaram a Israel a convite do governo israelense, a despeito do alerta consular da Embaixada do Brasil em Tel Aviv”, destacou o MRE em comunicado.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.