Com o anúncio do Governo Federal sobre a devolução dos valores descontados indevidamente das aposentadorias e pensões em nome de associações, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) faz um alerta importante: criminosos estão aproveitando a situação para aplicar golpes em aposentados e pensionistas.
Segundo o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, golpistas têm se passado por funcionários do INSS, entrando em contato por telefone, mensagens de texto, WhatsApp e até redes sociais. Eles alegam que, para liberar a devolução dos valores, é necessário atualizar o cadastro e solicitam dados pessoais como CPF, número da conta bancária e senha.
“Caso receba alguma ligação com esse tipo de solicitação, desligue imediatamente”, orienta Barbosa. “O INSS não realiza esse tipo de contato para pedir informações pessoais ou solicitar qualquer tipo de pagamento. É fundamental que as pessoas compreendam que se trata de mais um golpe.”
Ele ressalta ainda a importância da participação dos familiares nesse processo de prevenção.
“Os idosos, em muitos casos, confiam nas pessoas que os abordam por telefone ou mensagens. Por isso, é essencial que os familiares estejam atentos e orientem constantemente os mais velhos para evitar que sejam enganados.”
O Governo Federal já esclareceu que a devolução dos valores ocorrerá diretamente no contracheque dos beneficiários, sem a necessidade de atualizações cadastrais ou pagamentos prévios. Para contestar descontos não autorizados, o cidadão deve entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 ou acessar o aplicativo Meu INSS. As associações que não conseguirem comprovar o vínculo com o beneficiário e a devida autorização para os descontos terão que restituir os valores cobrados indevidamente.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.