A Polícia Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (30), uma operação de combate a crimes ambientais e à usurpação de bens da União nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que denunciou três integrantes de uma mesma família. Eles são acusados de promover, de forma contínua e sem qualquer autorização legal, a extração ilegal de minério de ferro em uma propriedade privada pertencente ao chefe da família. Também foi constatada a supressão de vegetação nativa no local.
De acordo com as investigações da Polícia Federal, a atividade ilegal era exercida com estrutura e profissionalismo, sendo a principal fonte de renda da família ao longo dos últimos anos. Um laudo pericial estimou os danos ambientais e ao patrimônio da União em cerca de R$ 52 milhões.
A Polícia Militar de Meio Ambiente já havia realizado várias fiscalizações na área, aplicando multas e determinando, repetidamente, a interrupção das atividades, que nunca foram efetivamente suspensas. Diante da continuidade das infrações, o MPF solicitou ao Judiciário a prisão e as buscas.
O suspeito detido foi encaminhado ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (CERESP) Gameleira, em Belo Horizonte, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal. As penas para os envolvidos podem chegar a seis anos de prisão, além da aplicação de multas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.