A gestão ou municipalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte será oficialmente transferida para a Prefeitura de BH (PBH) na próxima terça-feira (3). A cerimônia de repasse está marcada para as 8h30, na área de recuo próximo ao viaduto São Francisco, no bairro São Francisco, região da Pampulha. O evento contará com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho.
O processo de municipalização do Anel Rodoviário foi confirmado na última semana pelo diretor-presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, e pelo prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil).
“Vencemos vários trâmites, jurídicos e técnicos, e hoje chegamos à reta final. Estaremos formalizando essa transferência para a cidade de Belo Horizonte”, declarou Galvão.
Ainda não há confirmação se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da solenidade na capital mineira.
Anel Rodoviário de Belo Horizonte
O Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo é uma das principais vias de Belo Horizonte. Foi construído no início dos anos 1960 com o objetivo de desviar o fluxo de veículos pesados da região central, funcionando como um corredor logístico essencial.
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Porém, com a expansão urbana, o Anel Rodoviário acabou sendo abraçado por bairros densamente povoados, transformando-se praticamente em uma grande avenida urbana, com tráfego diário de mais de 130 mil veículos, segundo dados da Prefeitura de BH.
Características do Anel Rodoviário de BH
- 26,2 km de extensão
- Início: Entroncamento das BR-262 e BR-381 (bairros Goiânia e Nazaré)
- Término: Encontro das BR-040 e BR-356 (bairro Olhos d’Água)
- Cruza avenidas importantes como:
Cristiano Machado
Antônio Carlos
Carlos Luz
Pedro II
Amazonas
Via Expressa
Investimentos
Após a transferência, a Prefeitura de Belo Horizonte será responsável pela gestão, manutenção e operação do Anel Rodoviário. No entanto, o Governo Federal vai aplicar investimentos no valor obras estruturais, que inclui duplicação, restauração e melhorias no trecho da BR-381 entre os km 440,8 e 454,9, que faz parte do projeto de duplicação entre Belo Horizonte e Caeté.
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