A Justiça de Minas Gerais converteu em prisão preventiva a detenção em flagrante de João Vitor Brito Pereira de Sá, de 23 anos, suspeito de matar o próprio pai, o policial civil aposentado Geraldo Afonso de Sá, de 87 anos, no último domingo (18), no bairro Betânia, em Belo Horizonte.
A decisão foi proferida pelo juiz Leonardo Vieira Rocha Damasceno, durante audiência de custódia nesta terça-feira (20), que levou em consideração a “extrema gravidade do crime” e a necessidade de “garantir a ordem pública”.
Assassinato brutal
Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu na manhã de domingo, após uma discussão familiar. João Vitor, em um possível surto psicótico, atacou o pai com golpes de faca. A vítima, que era policial civil aposentado, foi sepultada na última segunda-feira (19).
O crime chocou a vizinhança não apenas pela brutalidade, mas também porque, após o assassinato, o jovem teria decapitado o gato da família e circulado nu pelas ruas do bairro Betânia. A mãe do suspeito relatou à polícia, João Vitor já apresentava crises psicóticas não diagnosticadas e fazia uso de cocaína. A família já havia registrado ocorrências anteriores por comportamento agressivo, mas não deu prosseguimento às denúncias.
Abordagem policial e internação
Durante a tentativa de fuga, João Vitor resistiu à abordagem policial. Mesmo após ser atingido por armas de choque, ele arrancava os dardos e continuava a fugir. Foi necessário um disparo de arma de fogo, que o acertou no abdômen, para que os policiais conseguissem detê-lo.
Atualmente, ele está internado em uma unidade hospitalar sob escolta. O juiz também determinou que, após a alta médica, o jovem passe por avaliação psiquiátrica e seja acompanhado pelo Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ).
O caso segue sob investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. No local do crime, foram apreendidas cinco facas, que podem ter sido utilizadas no homicídio. As autoridades apuram se o crime foi motivado exclusivamente por um surto psicótico ou se há outros fatores envolvidos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.