A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), uma operação contra uma quadrilha suspeita de fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Belo Horizonte, Betim e Contagem, na Região Metropolitana. O grupo, que atuou de forma fraudulenta por cerca de 20 anos, gerou um prejuízo estimado de R$ 11,5 milhões aos cofres públicos.
Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal da capital. A operação foi batizada de “Egrégora” e teve apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), do Ministério da Previdência.
Segundo a investigação, dez idosos se passaram por 40 pessoas fictícias, com o uso de documentos falsos como certidões de nascimento, identidades e comprovantes de residência. O objetivo era garantir o recebimento indevido de benefícios assistenciais pagos pelo INSS, voltados a idosos de baixa renda.
De acordo com a PF, além do prejuízo já causado, a operação evitou um dano adicional de aproximadamente R$ 5,2 milhões. A quadrilha criava identidades falsas com a documentação adulterada, e mantinha os benefícios de forma contínua durante anos.
Os envolvidos devem responder pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa. A PF também vai investigar se houve participação de outros integrantes na emissão e manutenção dos benefícios fraudulentos.
Crise nacional no INSS
O Governo Federal, por meio da Casa Civil, convocou na segunda-feira (5) uma reunião no Palácio do Planalto para tratar do ressarcimento de aposentados e pensionistas vítimas de esquemas ilegais relacionados ao INSS. Trabalhadores rurais, indígenas e outros grupos vulneráveis também foram identificados como alvos de fraudes semelhantes.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.