Com o anúncio do Governo Federal sobre a devolução dos valores descontados indevidamente das aposentadorias e pensões em nome de associações, criminosos estão aproveitando a oportunidade para enganar aposentados e pensionistas. Dessa forma, o Procon-MG divulgou uma série de dicas para evitar que os beneficiários caiam em golpes.
O Procon ainda deixa claro que o único canal oficial do INSS é o aplicativo Meu INSS, onde você deverá seguir o passo a passo. Veja:
CUIDADO COM OS GOLPES!
- O INSS NÃO PEDE DADOS PESSOAIS por telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais.
- Desconfie de propostas para “agilizar” o reembolso.
- Nunca compartilhe sua senha do Meu INSS ou o código de segurança.
- O canal oficial é somente o aplicativo ou o site Meu INSS.
DICAS EXTRAS
- Verifique regularmente seus extratos para identificar qualquer desconto não autorizado.
- Consulte o site oficial do INSS para mais informações e esclarecimentos sobre o processo de restituição.
- Em caso de dúvida, ligue para o telefone 135, que é a central de atendimento do INSS.
PASSO A PASSO
- ACESSE O MEU INSS
- Baixe o aplicativo oficial (disponível para Android e iOS) ou acesse o site meu.inss.gov.br.
- Faça login com seu CPF e senha ou use o GOV.BR.
- VERIFIQUE SE HÁ VALORES A RECEBER
- No aplicativo, na tela inicial, clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
- Se estiver acessando pelo site do INSS, clique em “Iniciar requerimento” e depois em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
- O sistema mostrará automaticamente se há restituição disponível para você.
- Se não houver nenhum desconto em seu benefício, aparecerá a mensagem: “Nenhum desconto foi realizado em seu(s) benefício(s) por entidade associativa, nos últimos 5 anos.”
- EM CASO DE DESCONTOS INDEVIDOS
- Siga as instruções para confirmar que o desconto não foi autorizado.
- Solicite o ressarcimento diretamente pelo aplicativo. Não é necessário enviar documentos.
- AGUARDE A ANÁLISE
- Após a solicitação, o INSS analisará seu caso. Acompanhe o andamento do pedido diretamente pelo aplicativo Meu INSS.
- O prazo para recebimento é de até 12 meses, conforme previsto em lei.
O beneficiário pode realizar todo o processo pela central telefônica 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.
VEJA MAIS: Procon Assembleia alerta sobre golpes que usam o nome do INSS
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