Belo Horizonte deve implementar um novo sistema de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial para identificar foragidos da Justiça, localizar pessoas desaparecidas e realizar leitura de placas de veículos. A informação foi revelada nesta quarta-feira (21) pelo prefeito Álvaro Damião, após conhecer de perto o modelo Smart Sampa, já em funcionamento na capital paulista desde o ano passado.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a capital mineira já conta com o monitoramento de imagens de 4,6 mil câmeras, operadas 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). Atualmente, o sistema inclui 72 câmeras com recursos de monitoramento inteligente, capazes de realizar cercamento virtual, detecção de objetos abandonados, identificação facial, contagem de pessoas e leitura automática de placas veiculares.
O novo sistema utilizará algoritmos sofisticados que permitem uma identificação mais rápida e precisa de situações de interesse para a segurança pública. Entre as funcionalidades previstas estão a detecção de infratores, especialmente envolvidos em crimes como furtos de correntinhas, a localização de foragidos da Justiça e pessoas desaparecidas, além da identificação de veículos roubados ou furtados.
Segundo o prefeito Álvaro Damião, o novo sistema será implantado na cidade “o mais breve possível”.
“O Smart BH vem aí. Você que anda errado pelas ruas de Belo Horizonte pode ter certeza de que estamos preocupados em saber onde você está e o que você está fazendo. Vamos retirar essas pessoas das ruas e dar qualidade de vida para quem é trabalhador e do bem”, afirmou.
A proposta da PBH é firmar parcerias com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, visando à integração de bancos de dados de criminosos e pessoas desaparecidas, além de envolver a iniciativa privada.
“Tudo o que se faz na vida pública tem que ser feito com parcerias, assim como essa visita a São Paulo para aprender, que é uma parceria entre duas das maiores capitais”, completou.
O Smart Sampa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo voltada para garantir uma resposta ágil na segurança pública. Câmeras foram instaladas em pontos estratégicos e, com o apoio de algoritmos avançados, geram alertas inteligentes para identificar atos de vandalismo, furtos e veículos com queixas de roubo ou furto. O reconhecimento facial também é utilizado para localizar foragidos e pessoas desaparecidas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.