O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 2º turno, nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei (PL) 3.503/25, que concede reajuste salarial de 5,26% aos servidores da educação básica da rede estadual. A medida tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2025.
O percentual de 5,26% será aplicado a todas as carreiras da educação básica, abrangendo os cargos comissionados de diretor vice-diretor e secretário de escola, além de coordenador de escola e coordenador de Posto de Educação Continuada, servidores inativos e pensionistas com direito à paridade e contratados temporários com atribuições análogas.
A proposta representa uma vitória para os profissionais da educação, que reivindicavam atualização nos vencimentos diante da defasagem salarial e da alta inflacionária dos últimos anos.
Emenda aprovada garante salário mínimo para ASBs
Durante a tramitação do PL 3.503/25, foram apresentadas quatro emendas, sendo apenas uma aprovada: a Emenda nº 4, fruto de acordo entre parlamentares da base e da oposição. A proposta garante o pagamento de pelo menos um salário mínimo para todas as carreiras da educação básica, com destaque para as Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASB), profissionais responsáveis por funções como cantina e limpeza nas escolas públicas.
A deputada Beatriz Cerqueira (PT) destacou que, apesar de a emenda não atender a todas as categorias como pretendido inicialmente, representa um passo importante no combate à violação de direitos constitucionais, como o acesso ao salário mínimo.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.