A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (10), duas pessoas por fraude contra a Previdência Social, em Belo Horizonte. A prisão ocorreu logo após o saque de um benefício previdenciário fraudado no valor de R$ 1.517. A operação contou com apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), do Ministério da Previdência.
Com os suspeitos, os policiais apreenderam o cartão do benefício, uma carteira de identidade falsa, o dinheiro sacado, o extrato da transação e o carro que seria usado na fuga. Segundo as investigações, a dupla usava documentos falsificados para enganar o INSS.
A fraude consistia na utilização de identidade falsa de um beneficiário — possivelmente já falecido — para obter ilegalmente a aposentadoria por invalidez permanente. Os criminosos se passaram pelo suposto titular e chegaram a sacar o benefício antes de serem abordados pelos agentes.
Os dois foram autuados por estelionato qualificado contra a Previdência Social. A pena para esse tipo de crime pode chegar a seis anos de prisão, além de multa.
Com a ação, estima-se que foi evitado um prejuízo de mais de R$ 251 mil aos cofres públicos, caso a fraude tivesse continuidade. A investigação segue para identificar possíveis envolvidos e fraudes semelhantes.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.