A Novo Nordisk, gigante global do setor farmacêutico, anunciou nesta segunda-feira (7) um investimento recorde de R$ 6,4 bilhões (equivalente a 8 bilhões de coroas dinamarquesas) para expandir sua unidade de produção em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Este será o maior investimento individual já feito por uma empresa privada farmacêutica na história do Brasil, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O aporte tem como foco aumentar a capacidade de produção de medicamentos injetáveis para o tratamento de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves, posicionando o Brasil como uma base estratégica para a produção global da companhia.
Expansão e geração de empregos
A expansão da unidade mineira incluirá novos processos de produção asséptica, um almoxarifado moderno e um novo laboratório de controle de qualidade. A planta passará a produzir medicamentos com a tecnologia GLP-1, com foco em inovação e flexibilidade para atender à demanda crescente por tratamentos de última geração.
Com previsão de início das operações em 2028, a expansão deve gerar 600 empregos permanentes na região. Durante o período de construção, que já está em andamento, a expectativa é de que até 2.000 trabalhadores externos atuem no canteiro de obras.
“Com esta expansão da unidade de Montes Claros, estamos fortalecendo nossa capacidade global de produção”, afirmou Henrik Wulff, vice-presidente executivo da Novo Nordisk.
“Esse investimento está alinhado às diretrizes do programa Nova Indústria Brasil e reforça nosso compromisso com o Complexo Econômico-Industrial da Saúde”, destacou o presidente Lula.
A nova unidade da Novo Nordisk será construída com foco em sustentabilidade, buscando a certificação LEED, referência internacional em construções sustentáveis. Entre as ações destacadas, estão:
- Uso de materiais de construção de baixo carbono;
- 100% da energia elétrica oriunda de painéis solares fotovoltaicos;
- Captação e reuso de água da chuva em seus processos produtivos.
“Este anúncio é um marco histórico para a Novo Nordisk no Brasil”, destacou Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da fábrica. “A unidade será referência em inovação, sustentabilidade e geração de valor para o país.”
Além de ser a maior exportadora de medicamentos do Brasil, a Novo Nordisk é uma importante parceira do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo sua presença em políticas públicas de saúde e inovação tecnológica no país.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.