O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emitiu um alerta para a previsão de chuvas intensas entre esta sexta-feira (4) e domingo (6). Segundo as autoridades, há risco de temporais em várias regiões do estado, principalmente no Centro-Sul e Sudeste, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), áreas de instabilidade atmosférica vão se intensificar, favorecendo a ocorrência de chuvas volumosas. As regiões mais afetadas devem ser o extremo leste do Sul de Minas, a metade leste do Campo das Vertentes, grande parte da Zona da Mata e o sul do Vale do Rio Doce, onde os acumulados podem ultrapassar 80 milímetros.
Outras regiões, como o oeste do Campo das Vertentes, parte do Sul de Minas, o leste do Oeste Mineiro, a metade sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte e o centro do Vale do Rio Doce, devem registrar volumes entre 50 e 80 milímetros. No Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste, sul do Norte de Minas, Central Mineira e norte da Grande BH, os acumulados ficarão entre 20 e 50 milímetros.
Nas demais áreas do estado, a expectativa é de volumes inferiores a 20 milímetros, sendo que o extremo Norte e o Nordeste mineiro devem registrar os menores índices de precipitação. Apesar disso, a Defesa Civil alerta que, mesmo com volumes menores, pancadas isoladas podem causar transtornos, como alagamentos e quedas de árvores.
Segurança e cuidado
Para reforçar a segurança da população, a Defesa Civil utiliza a rede de telefonia para enviar alertas emergenciais via sistema Defesa Civil Alerta. Essas notificações aparecem na tela do celular, mesmo no modo silencioso, e são enviadas automaticamente para moradores de áreas de risco com cobertura 4G ou 5G, sem a necessidade de cadastro prévio.
Diante da previsão de temporais, a Defesa Civil orienta que a população siga medidas preventivas, como evitar transitar por ruas alagadas, não estacionar veículos sob árvores, buscar abrigo seguro durante tempestades e não tentar atravessar enxurradas. Também é recomendado redobrar a atenção ao dirigir sob forte chuva e evitar contato com cabos elétricos rompidos.
Em situações de emergência, os cidadãos podem acionar os serviços de socorro pelos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.