Três micos-estrela foram encontrados mortos no Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, com diagnóstico positivo para o herpesvírus HSV-1. Segundo a Prefeitura de BH, os animais provavelmente foram contaminados após ingerirem alimentos oferecidos por pessoas infectadas. O caso foi divulgado nesta terça-feira (22).
De acordo com a Fundação de Parques e Zoobotânica, os registros apontam para um possível surto restrito à população de micos-estrela do parque. Um quarto animal também apresentou sintomas semelhantes, mas os exames não foram conclusivos.
Ainda conforme a fundação, não houve outros registros da doença entre os animais da cidade em 2024. A prefeitura informou que realiza o monitoramento periódico da fauna silvestre com o apoio de diferentes órgãos municipais.
Apesar de causar preocupação, o herpesvírus HSV-1 não representa grandes riscos para a população. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 99% dos adultos já tiveram contato com o vírus, geralmente na infância ou adolescência, de forma assintomática ou em episódios únicos.
O vírus pode provocar bolhas nos lábios, boca e ao redor dos olhos, mas em geral não causa complicações graves. Mesmo assim, a orientação é que pessoas com sintomas procurem atendimento médico para diagnóstico e cuidados adequados.
Campanha orienta sobre riscos de alimentar animais silvestres
Para combater esse tipo de contaminação, a Prefeitura de Belo Horizonte mantém, desde o início do ano, a campanha “Não Alimente os Animais”. As ações ocorrem semanalmente no Parque das Mangabeiras, com rodas de conversa e orientações aos visitantes.
Durante as atividades, equipes explicam sobre os riscos de oferecer alimentos aos animais e alertam sobre a importância de descartar corretamente o lixo nas lixeiras do parque. O objetivo é preservar a saúde da fauna local e evitar novos casos de infecção por herpesvírus.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.