Uma operação conjunta da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu estruturas de garimpo ilegal nas cidades de Rio Acima e Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A ação ocorreu nesta terça-feira (29).
Segundo a corporação, cinco pontos de extração clandestina foram fiscalizados ao longo do rio das Velhas. No local, os agentes encontraram seis balsas e 10 motores em funcionamento, todos usados na atividade criminosa. A operação foi iniciada após denúncias de moradores da região.
Todo o material localizado foi destruído pela Polícia Militar, com autorização formal do Ibama. As balsas e os motores foram explodidos. Também foram apreendidos 12 gramas de ouro, dinheiro em espécie e três celulares. Seis pessoas foram presas em flagrante.
Além da extração ilegal de ouro, os policiais constataram a usurpação de bens da União, com exploração mineral sem autorização. Também foi verificada dragagem para extração em área aluvionária e o desmatamento em Área de Preservação Permanente (APP).
Conforme o Ibama, a prática de garimpo clandestino coloca em risco o ecossistema local e representa grave ameaça à integridade do rio das Velhas, importante manancial de Minas Gerais.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.