A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar (PMMG) deflagraram a Operação Coroa de Barro, em Governador Valadares, na Região Leste de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (9). A ação teve como objetivo o combate ao crime organizado na cidade e resultou em 12 prisões e no cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão.
A operação Coroa de Barro é um desdobramento da Operação Coroa de Ferro, realizada em novembro de 2024, e visa desarticular uma organização criminosa violenta, envolvida com homicídios, tráfico de drogas e coação de moradores em residenciais da cidade.
De acordo com o delegado Ciro Roldão de Carvalho, responsável pela investigação, os integrantes do grupo expulsavam moradores de conjuntos habitacionais para assumir a posse dos imóveis. Além disso, realizavam eventos sociais para conquistar a simpatia da população, como forma de disfarçar e facilitar suas ações ilícitas.
Prisões e crimes investigados
Entre os detidos, seis estavam com mandado de prisão temporária e seis foram presos em flagrante. Dois desses últimos efetuaram o pagamento de fiança, conforme permitido por lei. Os presos poderão responder por uma série de crimes, incluindo:
- Homicídio
- Tráfico de entorpecentes
- Porte ilegal de arma de fogo
- Corrupção de menores
- Esbulho possessório
- Receptação
- Falsidade ideológica
Material apreendido durante a operação
Durante a ação, foram apreendidos:
- 2 armas de fogo e 64 munições
- 1 espada tipo Samurai
- Porções de cocaína, crack e maconha
- 3 radiocomunicadores
- 1 notebook
- 1 gerador de energia
- Mais de 20 celulares
- Cerca de R$ 1,5 mil em dinheiro
- Diversos receituários em branco, carimbados e assinados
- 1 motocicleta
A operação mobilizou mais de 300 policiais civis e militares, com apoio aéreo da PCMG e PMMG. Também participaram equipes da Coordenação de Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Operações com Cães (COE) e militares da ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas).
As investigações continuam e visam identificar outros membros da quadrilha, além de aprofundar os vínculos da organização criminosa com outros crimes na região de Governador Valadares.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.