O Consórcio Nova Estrada Real venceu o leilão de concessão do trecho da BR-040 entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro (RJ), realizado na tarde desta quarta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo. Composto pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L, o consórcio apresentou um desconto de 14% na tarifa básica de pedágio, garantindo a vitória no pregão promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com o Ministério dos Transportes.
O contrato de concessão prevê investimentos de R$ 8,8 bilhões, abrangendo melhorias estruturais e operacionais ao longo dos 218,9 km de extensão da rodovia. O trecho engloba:
- BR-040/MG: de Juiz de Fora até a divisa com o RJ;
- BR-040/RJ: da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro;
- BR-495/RJ: de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ.
Principais obras e melhorias previstas
O plano de obras do Consórcio Nova Estrada Real inclui:
- 13,44 km de duplicações;
- 78,13 km de faixas adicionais;
- 11,7 km de ciclovias;
- 32 pontos de ônibus;
- 3 túneis;
- 12 passarelas;
- 1 área de escape;
- 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs);
- Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais.
Além da infraestrutura física, a concessão também prevê inovações operacionais, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por meio de tags veiculares, o que trará mais fluidez ao tráfego e conforto aos motoristas.
Impacto regional
A concessão da BR-040 impactará positivamente os seguintes municípios: Juiz de Fora, Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e Rio de Janeiro. A estimativa é de 130 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda durante os anos de concessão.
Os dados econômicos do projeto incluem:
- CAPEX (investimentos): R$ 5,178 bilhões
- OPEX (custos operacionais estimados): R$ 2,876 bilhões
- OPEX total (com recursos vinculados): R$ 3,821 bilhões
Integração logística
A rodovia BR-040 tem relevância histórica, especialmente no trecho entre Juiz de Fora e Petrópolis, por ter sido a primeira estrada pavimentada do Brasil e rota utilizada pelo imperador Dom Pedro II para chegar à cidade imperial. Com a concessão, o projeto também resgata esse valor cultural, integrando preservação histórica e desenvolvimento logístico.
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, classificou o leilão como “histórico” e destacou a relevância estratégica da concessão para o país. “Estamos conectando o Brasil através de rodovias, entregando eficiência, previsibilidade e segurança”, afirmou, citando a parceria entre a ANTT, o Ministério dos Transportes, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Infra S.A..
- VEJA TAMBÉM: Vai viajar? Confira os melhores horários para pegar a BR-040 durante o feriado do Dia do Trabalhador
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.