Um caminhão baú utilizou a área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, na altura do bairro Buritis, Região Oeste da capital, na noite desta quarta-feira (16). O veículo acessou a estrutura por volta das 19h, quando trafegava sem carga. Essa foi a 15ª vez que o recurso foi acionado desde a inauguração.
De acordo com informações da BHTrans, apesar do susto, o motorista não sofreu ferimentos. Imagens registradas por câmeras de segurança mostraram que o caminhão, ao passar pela faixa direita, seguiu direto para a caixa de concreto preenchida com argila expandida, projetada para reduzir a velocidade de veículos desgovernados.
Na ocorrência desta quarta-feira, o espaço foi liberado por volta das 23h30, um tempo considerado menor em comparação com outras situações. Como o caminhão era de menor porte, o procedimento de remoção também foi mais rápido do que em casos anteriores.
Estrutura da Área de escape
A área de escape foi inaugurada em 2022 pela Prefeitura de Belo Horizonte, mesmo sendo o Anel Rodoviário de responsabilidade do governo federal. A estrutura está localizada entre a BR-040 e o trevo do bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis, e já evitou diversos acidentes no local.
O dispositivo é formado por uma caixa de concreto preenchida com cinasita — um material que aumenta o atrito e desacelera o veículo de forma segura. Além disso, há sinalização com placas e painéis digitais para orientar os motoristas que trafegam pelo trecho.
As obras para a construção da área de escape duraram nove meses e contaram com investimento de R$ 3,5 milhões do município. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e acompanhado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) realiza o monitoramento constante da estrutura. Quando um veículo acessa a área, o protocolo de segurança é acionado e equipes da BHTrans, Polícia Militar Rodoviária, guindastes e reboques são mobilizados para o atendimento.
A área de escape é inspecionada a cada uso e só é liberada para novos acessos após vistoria completa. O monitoramento contínuo da estrutura garante que o dispositivo esteja sempre disponível para evitar acidentes e preservar vidas no Anel Rodoviário.
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