O Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (28), o lançamento do edital para concessão do lote Via Liberdade, que inclui a duplicação total da BR-356 e melhorias na infraestrutura rodoviária no trecho entre a MG-329, em Rio Casca, e a BR-040, em Nova Lima, passando pela MG-262.
O projeto prevê um investimento total de R$ 6 bilhões, sendo R$ 2 bilhões provenientes do Novo Acordo de Mariana. A licitação ocorrerá em 10 de julho de 2025, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
Principais melhorias previstas no projeto
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, o plano representa um avanço significativo para a mobilidade da região.
“Serão R$ 6 bilhões em investimentos para uma total reconfiguração do trajeto que vai de Nova Lima até Rio Casca – abrangendo três corredores principais, a BR-356, a MG-262 e a MG-329 – em um total de 187 quilômetros. O projeto inclui mais de 120 quilômetros de duplicações de rodovias, mais de 30 quilômetros de terceiras faixas e 100% de acostamento em todo o trecho”, afirmou Pedro Bruno.
O projeto contempla:
- Duplicação de mais de 120 km das rodovias incluídas no trajeto.
- Construção do contorno viário de Cachoeira do Campo, com 7,3 km de pistas duplas.
- Implantação de terceiras faixas e acostamentos ao longo do trecho concedido.
- Correções de vias marginais e melhorias nos acessos rodoviários.
Os trechos contemplados cortam 11 municípios: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.
Impacto na mobilidade e tempo de viagem
Com a conclusão das obras, a expectativa é que o tempo de deslocamento seja reduzido em:
- 40 minutos entre Belo Horizonte e Rio Casca.
- 20 minutos entre Belo Horizonte e Ouro Preto.
Além disso, os motoristas contarão com assistência 24 horas, garantindo:
- Atendimento médico emergencial em até 30 minutos.
- Apoio mecânico (pane elétrica ou pneu furado) em até 1 hora.
Infraestrutura e segurança viária
Para garantir mais segurança e conforto aos usuários, o projeto prevê:
- Centro de Controle Operacional e três bases de serviços operacionais.
- Ponto de Parada e Descanso (PPD) em Amarantina, para motoristas profissionais.
- Área de escape na Serra da Santa, em Itabirito, para evitar acidentes em casos de falha nos freios.
Pedágio e modelo de cobrança
A proposta inclui um sistema de pedágio sem cancelas, no qual o motorista pagará a tarifa em até 30 dias após a passagem pelo pórtico, com desconto para usuários frequentes.

O valor estimado para a viagem entre Belo Horizonte e Mariana é de R$ 11,16. Importante destacar que o pedágio só será cobrado após a conclusão das melhorias previstas para o primeiro ano do contrato.
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