A morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), nesta quarta-feira (26), gerou grande comoção entre políticos, familiares e amigos. O chefe do executivo estava internado desde o dia 3 de janeiro, no Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital mineira, onde lutava contra complicações de saúde.
Nas redes sociais, líderes políticos, amigos e familiares prestaram homenagens ao prefeito, ressaltando seu compromisso com Belo Horizonte e o legado deixado ao longo de sua carreira.
Álvaro Damião, vice-prefeito de Belo Horizonte
“É com profundo pesar que recebo a notícia da perda do meu amigo Fuad Noman. No último ano o acompanhei passo a passo e testemunhei a força, a fé e a coragem de um homem que superou todos os limites possíveis e imagináveis.
Nosso relacionamento era profissional diante de nossas responsabilidades públicas. Mas era humano, fraterno e carinhoso no trato cotidiano. Fuad me tratava como um filho, sempre me orientando, aconselhando e puxando a orelha quando havia necessidade.
A política pode ser feita com ternura. Fuad era firme sem ser intolerante. Era propositivo, sem jamais ser impositivo. E sabia muito bem o que queria, sendo um homem do diálogo, da convergência e da união.
Fuad foi um guerreiro. Sempre sorrindo, sempre de bem com a vida e sempre dividindo seu tempo entre o amor à família e os cuidados com Belo Horizonte.
Ele nos deixa um exemplo de vida e um legado de compromissos com a causa pública. Que Deus o acolha no seu reino e que ele tenha o abençoado e merecido descanso.
Que sigamos seus ensinamentos e possamos cumprir os seus compromissos de fazer de nossa cidade um lugar cada vez melhor de se viver.
Não vai ser fácil. Mas honrar o nome do Fuad é um ideal que jamais abrirei mão.”
Marília Campos, prefeita de Contagem
“Com profundo pesar, recebi a notícia da morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, aos 77 anos. Presto minhas homenagens e condolências à esposa, Mônica, à família, aos amigos e à população da capital.
Nos últimos anos, desde que assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte, Fuad foi um parceiro de primeira hora em questões metropolitanas e o trabalho conjunto que desenvolvemos rendeu frutos para a população de nossas cidades e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De Fuad, guardo a imagem de um homem comprometido com o bem público, gentil, cortês e profundamente comprometido com sua cidade. Depois de tanta luta pela vida, que ele descanse em paz.”
Romeu Zema, governador de Minas Gerais
“Com tristeza, nos despedimos de Fuad Noman, prefeito de BH. Sua vida pública foi marcada pelo diálogo e respeito, sempre a serviço de uma cidade e de um estado mais fortes. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz, amigo.”
Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais
“Fuad foi um exemplo de servidor público, trabalhou pelo certo. Um exemplo de político, preocupado com construir. Um exemplo de marido e pai. Faleceu como um exemplo de homem, resiliente e digno. Vá em paz, meu amigo.”
Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
“Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do amigo e prefeito Fuad Noman. Perdemos um político e administrador competente, que sempre atuou com ética e cuidado, pelo bem das pessoas. Que Deus dê força aos amigos e familiares neste momento difícil.”
Rodrigo Pacheco, senador e ex-presidente do Senado
“Meu profundo sentimento aos familiares do prefeito Fuad Noman, que faleceu nesta quarta-feira, após uma verdadeira batalha pela vida. Minha admiração, que sempre tive por Fuad, cresceu ainda em razão de testemunhar que, mesmo enfrentando uma doença terrível, ele demonstrou seu verdadeiro amor por Belo Horizonte ao não desistir de uma campanha eleitoral e se tornar vitorioso no pleito, sendo reeleito. Estendo minhas condolências aos amigos, admiradores e aos moradores da capital mineira, que perdem um homem público de rara tenacidade e que sempre mostrou competência nos cargos que exerceu. Sua resiliência, seu carinho por Belo Horizonte e o legado de excelentes práticas administrativas serão fonte de inspiração para as futuras gerações”.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
“Meu mais sincero abraço e sentimentos à Mônica, seus filhos Paulo Henrique e Gustavo, e toda família. Uma enorme perda para nossa BH, que conheceu e abraçou Fuad nesses últimos anos. Um homem íntegro, equilibrado, sereno, grande pai de família e, acima de tudo, um exímio gestor.
Orgulho imenso ter caminhado por BH ao seu lado e ver a realidade da nossa gente. Acompanhei de perto seus sonhos e planos para uma cidade cada vez melhor. Fuad fez muito e sei o quanto ainda iria fazer…Que Deus te receba, meu amigo, e que dê forças e conforto à todos nós aqui.”
Duda Salabert, deputada federal e candidata à Prefeitura de BH em 2024
“Com tristeza, recebo a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Apesar de nossas divergências políticas, deixo minha solidariedade para a sua família, que ele tanto amava. Fuad lutou o quanto pode pela sua saúde, sem desistir do trabalho na Prefeitura , reforçando assim também sua vocação para a vida pública. Descanse em paz.”
Gilberto Kassab, secretário de SP e presidente nacional do PSD
“Nosso querido prefeito Fuad Noman já superou inúmeros desafios, venceu importantes batalhas e coleciona grandes realizações. Estamos aqui na torcida para que logo esteja bem, em casa, com sua família, para que também volte a comandar a Prefeitura de Belo Horizonte.”
Clube Atlético Mineiro
“O Atlético lamenta o falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, nesta quarta-feira, aos 77 anos. Economista e escritor, Fuad era torcedor fervoroso do Galo e Conselheiro Grande-Benemérito do Clube. Como chefe do executivo municipal, participou de importantes decisões para a inauguração da Arena MRV. Prestamos solidariedade à família e aos amigos.”
Cruzeiro Esporte Clube
“O Cruzeiro Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento de Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte. Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos.”
CDL/BH
“Lamentamos profundamente o falecimento do prefeito Fuad Noman. Homem competente e do diálogo, serviu a Minas e ao Brasil, mas deixa como principal ensinamento o seu amor por nossa Belo Horizonte. Em seu discurso de posse em janeiro último, destacou que em sua gestão “o trabalho é para que a cidade seja de todos e para todos”. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) compartilha do mesmo propósito e, dentro de sua atuação, seguirá contribuindo com o Executivo Municipal para que o desejo de Fuad Noman seja cumprido com honra e seriedade. Aos familiares e amigos, emanamos nossos sentimentos de amor e resiliência. Ao vice-prefeito, Álvaro Damião, desejamos força e sabedoria para seguir em frente com os projetos pensados por ele e Fuad. Ao nosso prefeito Fuad, desejamos um descanso de paz e que ele tenha a certeza de que sua contribuição para o desenvolvimento de Belo Horizonte, de Minas e do Brasil será sempre referenciada.”
Fiemg
“A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) recebe com grande pesar a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Político íntegro, ético e competente, Fuad sempre priorizou o diálogo e a união, reforçando a sua vocação para a vida pública.
“Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. Sua dedicação à cidade e seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de nossa capital deixam um legado importante. Manifesto meus sentimentos e solidariedade à sua família e amigos neste momento de dor’’, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG.
Fuad deixa um legado de luta, força e comprometimento para Belo Horizonte.”
Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas.
“A Federação do Comércio de Minas Gerais, o Sesc e o Senac manifestam profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, transcorrido nesta quarta-feira, 26 de março. Durante seu primeiro mandato, e após ser reeleito, o prefeito foi um parceiro da Fecomércio MG, sempre aberto ao diálogo com o setor do comércio de bens, serviços e turismo da Capital. Fuad Noman era um conhecedor dos negócios e um defensor do desenvolvimento econômico. Nomeou o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, para o Conselho de Ética da PBH, refletindo seu compromisso com a ética e a transparência no setor público. Sua perda é sentida profundamente pela cidade de Belo Horizonte que perde um líder e um grande entendedor das necessidades do comércio e da comunidade que o elegeu. A Fecomércio MG expressa suas condolências à família e aos amigos de Fuad Noman.”
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.