A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou, nesta quinta-feira (13), que o rompimento da barragem de contenção de água do Parque Lagoa do Nado, ocorrido em novembro de 2024, foi causado por falha humano. A estrutura, que tinha capacidade para 60 milhões de litros de água, entrou em colapso durante uma forte chuva que atingiu a capital mineira, provocando fechamento completado da Avenida Pedro I, na região da Pampulha.
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura da PBH, as investigações indicam que não houve falha estrutural na barragem. A sindicância apontou que o incidente foi provocado por uma obstrução parcial na galeria do vertedouro, causada pela reposição indevida de três anteparos de madeira, chamados stop logs.
“Esses dispositivos foram removidos do vertedouro durante o período de chuvas, para rebaixamento do nível do reservatório, mas foram indevidamente recolocados posteriormente”, afirmou o executivo.
Obras de recuperação e novas intervenções
A PBH informou que já estão em andamento as obras de limpeza, instalação de barreiras de sedimentos, recomposição dos taludes e implantação de um novo canal de drenagem na área da ruptura. A previsão é que essas intervenções sejam concluídas nos próximos meses.
Além disso, o município se prepara para a licitação do projeto e da obra de reconstrução da barragem, prevista para o segundo semestre de 2025. Assim que o processo licitatório for concluído, as obras de reconstrução terão início imediatamente.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.