A Prefeitura de Betim iniciou, na última segunda-feira (17), a implementação de um projeto piloto chamado “Corredor Azul”. A iniciativa estabelece faixas exclusivas para motociclistas nas principais avenidas da cidade, seguindo um modelo inspirado em grandes centros urbanos como São Paulo.
A medida busca reduzir acidentes e oferecer mais fluidez ao trânsito, garantindo mais segurança para motociclistas e motoristas.
O “Corredor Azul” foi implantado na avenida Edmeia Matos Lazzarotti, que vai do entroncamento com a avenida Amazonas, até a Praça do Encontro. A nova sinalização inclui marcações horizontais e placas verticais, com 3 km de extensão e três cruzamentos semaforizados.
Além das faixas exclusivas para motos, o projeto também inclui a criação de bolsões nos semáforos. Estes espaços reservados na linha de frente dos cruzamentos permitirão que os motociclistas aguardem a abertura do sinal de forma mais segura, evitando colisões com outros veículos. A prefeitura destaca que essa medida visa melhorar a organização do tráfego e a segurança nas vias mais movimentadas.
O prefeito de Betim, Heron Guimarães, falou sobre a grande expectativa em relação ao projeto e os impactos esperados para a cidade. “Acreditamos que este novo modelo de sinalização se torne referência em toda a cidade. Este projeto piloto representa o primeiro passo para uma reestruturação ampla da mobilidade urbana de Betim, com segurança viária e valorização dos diferentes modais de transporte como prioridades”, afirmou.
O projeto será avaliado ao longo do tempo, e os resultados do primeiro trecho contemplado servirão como base para a expansão do modelo para outras vias estratégicas. A prefeitura adiantou que, caso os impactos sejam positivos, as faixas exclusivas para motos poderão ser implementadas em outras áreas da cidade, proporcionando uma maior cobertura e benefícios para os motociclistas.
Pioneirismo de Betim
Betim se torna, assim, pioneira na região metropolitana de Belo Horizonte com a implantação do “Corredor Azul”. O projeto tem gerado grande interesse na área de mobilidade urbana e é visto como um avanço importante para a cidade, ao focar na segurança do trânsito e na eficiência do transporte.
A prefeitura de Belo Horizonte também está estudando a possibilidade de implantar faixas exclusivas para motocicletas. Em janeiro de 2025, o prefeito interino Álvaro Damião (União) afirmou que a ideia está sendo analisada, e que a implementação de um projeto como o de Betim depende da avaliação dos impactos no trânsito da capital mineira.
Até o momento, a data para a instalação das faixas exclusivas para motos em Belo Horizonte ainda não foi definida. Enquanto isso, a cidade de Betim seguirá com o projeto piloto, monitorando o impacto nas vias e avaliando sua eficácia para a segurança viária e a otimização do tráfego.
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