Um policial penal foi preso temporariamente durante uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrada nesta segunda-feira (17), nas cidades de Juiz de Fora e Rio Pomba, na Zona da Mata mineira. A ação investiga um esquema de corrupção e tráfico de drogas que facilitava a entrada de entorpecentes e aparelhos celulares em presídios da região.
O policial penal preso é suspeito de envolvimento no esquema e foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
A operação, denominada “Game Over”, foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Zona da Mata, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além das Polícias Militar e Penal. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas duas cidades, além do mandado de prisão temporária contra o policial penal.
Segundo o MPMG, o esquema criminoso envolvia a entrega de drogas e celulares dentro de estabelecimentos prisionais mediante pagamento de propina. As investigações apontam a participação de agentes públicos, presos e outras pessoas ainda não identificadas. A prática inclui crimes de corrupção passiva, concussão e tráfico de drogas, cometidos dentro do sistema prisional.
O Ministério Público informou que, no esquema, o pagamento de propinas e favores indevidos permite que os itens proibidos entrem nos presídios sem serem detectados. As apurações indicam que o policial preso desempenhava um papel-chave no esquema, utilizando sua posição para facilitar a entrada dos produtos ilegais.
A operação “Game Over” segue em andamento, e as autoridades investigam outros possíveis envolvidos. O MPMG destacou que novas prisões não estão descartadas, já que o caso ainda está em fase de apuração.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.