A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a primeira morte por chikungunya neste ano. A vítima é uma idosa com idade entre 80 e 89 anos, residente na cidade de Arceburgo, no Sul de Minas, que apresentava comorbidades. A morte foi registrada nesta quarta-feira (5).
Outra morte suspeita pela doença está sob investigação em Minas Gerais. Até a mesma data, foram contabilizados 2.174 casos prováveis de chikungunya no Estado. Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro, lidera o ranking com 1.301 casos prováveis.
- LEIA TAMBÉM: Minas Gerais registra duas mortes por dengue em 2025
Em relação às demais arboviroses, Minas Gerais registra duas mortes confirmadas por dengue, além de outros 13 óbitos em investigação. O Estado soma 22.710 casos prováveis dessa doença, com Uberlândia também liderando em ocorrências, com 2.029 casos prováveis. A zika apresenta dois casos confirmados e 11 prováveis, sem óbitos registrados.
O que é a febre chikungunya?
A febre chikungunya é causada pelo vírus CHIKV, transmitido pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti. A infecção pode se tornar crônica, causando dores intensas nas articulações, que comprometem atividades rotineiras e a qualidade de vida. Em casos mais graves, a doença pode levar à morte.
Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dores articulares severas, dificuldades de movimento, dores musculares, dor de cabeça, enjoo, fadiga e manchas avermelhadas pelo corpo. A poliartralgia é o principal diferencial em relação à dengue. Diante de qualquer sintoma suspeito, é fundamental procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e evitar a automedicação.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.