A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publicou, neste sábado (15/2), o edital de concessão do lote rodoviário que abrange as rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, localizadas no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê a instalação de 12 praças de pedágio, abrangendo trechos que conectam Belo Horizonte a 12 municípios mineiros, incluindo Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos e Sete Lagoas.
O plano contempla a instalação das praças de pedágio em curtas distâncias, com tarifas variando entre R$ 1,66 e R$ 5,04. Na MG-010, estão previstas quatro praças de cobrança, sendo que a menor distância entre os pontos será de 17,4 km entre Belo Horizonte e Vespasiano, com tarifa de R$ 1,68. Já o trecho mais extenso será entre Lagoa Santa e Santana do Riacho, onde a tarifa pode chegar a R$ 5,04.
Investimentos e Melhorias na Infraestrutura
Com um total de 123,4 km de malha viária, a concessão pode atrair investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, dos quais R$ 2,95 bilhões serão destinados a obras e R$ 1,34 bilhão à manutenção e operação das rodovias. O projeto prevê duplicação de 34,29 km de pistas, construção de passarelas, reforço na sinalização, além da criação de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos.
Impacto
O edital inclui a implantação de um sistema de “passagem livre” nas praças de pedágio, possibilitando a cobrança automática. O objetivo é proporcionar mais fluidez ao tráfego e reduzir em até 2,5 mil o número de acidentes ao longo de 10 anos. Além disso, melhorias estruturais como viadutos e dispositivos de segurança contribuirão para um deslocamento mais seguro para os usuários das rodovias.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, o projeto visa otimizar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida da população.
“Vivemos no terceiro maior aglomerado urbano do país e lidamos diariamente com perda de tempo no trânsito, afetando a produtividade no trabalho e tempo de qualidade com as famílias. Com a concessão estimamos, por exemplo, uma redução de 30 minutos do tempo gasto no deslocamento BH-Sete Lagoas, pela MG-424, e igualmente no trecho entre a capital e a Serra do Cipó, pela MG-010”, afirmou Pedro Bruno.
Confira as praças de pedágio
MG-010
- Km 17,4 – BH e Vespasiano – R$ 1,68
- Km 28,5 – Vespasiano e Lagoa Santa – R$ 3,61
- Km 47,1 – Lagoa Santa e Jaboticatubas – R$ 5,04
- Km 93,4 – Jaboticatubas e Santana do Riacho – R$ 4,90
MG-424
- Km 4,5 – Vespasiano e São José da Lapa – R$ 1,66
- Km 10 – São José da Lapa e Confins – R$ 1,66
- Km 15 – Confins e Pedro Leopoldo – R$ 1,66
- Km 23,7 – Pedro Leopoldo e Matozinhos – R$ 3,19
- Km 35,8 – Matozinhos e Prudente de Morais – R$ 3,08
LMG-800
- Km 5 – Aeroporto – R$ 3,54
- Km 11,7 – Pedro Leopoldo e Confins R$ 2,04
Contorno de Matozinhos (CMAT)
- Km 3 – A ser instalado em equilíbrio de tarifas com as praças do Km 23,7 e 35,8 da MG-424
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