O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) encontrou, na manhã desta quinta-feira (6), segmentos de corpo que podem pertencer a uma das vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. O vice-governador do estado, Mateus Simões (Novo), confirmou a informação em entrevista à Record Minas.
Segundo Simões, os restos mortais foram localizados próximo a uma pousada destruída pela lama. Ele também confirmou que os segmentos foram encaminhados para o IML (Instituto Médico-Legal), e que as autoridades speram confirmar até o fim do dia de quem se trata, para que mais uma família da tragédia possa ser tranquilizada.
Em detalhamento da informação, o Corpo de Bombeiros informou que os segmentos foram encontrados no Remanso 4, por volta das 8h45.
A tragédia
A tragédia, ocorrida em 25 de janeiro de 2019, provocou 272 mortes, incluindo duas vítimas que estavam em gestação. Desde então, os bombeiros realizam buscas contínuas na região. Mais de 4.500 militares já participaram das operações, ao longo desses 2.200 dias trabalhados.
O Corpo de Bombeiros informou que no último ano foram encontrados 20 segmentos humanos durante as buscas. Em 2023, esse número foi de 18.
Atualmente, apenas três vítimas seguem desaparecidas: Maria de Lourdes, Tiago Tadeu e Natália Porto. Elas são tratadas pela corporação como “joias”, termo usado em respeito às famílias.
As vítimas que ainda seguem desaparecidas são:
- Maria de Lourdes da Costa: A corretora de imóveis, de 59 anos, estava na cidade mineira a passeio. Malu, o marido, os enteados e a companheira de um dos enteados estavam na Pousada Nova Estância quando a barragem rompeu. Eles iriam conhecer o museu de Inhotim e celebrar a gravidez de uma das parentes, mas a hospedaria foi levada pela lama e todos morreram.
- Tiago Tadeu e Natália Porto: O engenheiro mecânico de 34 anos era funcionário da Vale. Ele atuava em outra unidade da empresa, mas havia sido realocado na mina do Córrego de Feijão 20 dias antes da tragédia.
- Natália Porto de Oliveira: A jovem de 25 anos era estagiária da mineradora. Ela havia concluído o curso de técnica em mineração e estava em busca de uma consolidação profissional.
O processo de identificação do material encontrado nesta quinta-feira ainda está em andamento. O caso segue sem julgamento definitivo dos responsáveis pela tragédia.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.