O segundo voo trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos no novo mandato de Donald Trump pousou por volta das 21h40 desta sexta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.
Os passageiros partiram de Alexandria, no estado da Louisiana, nos EUA e chegaram ao Brasil atráves do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), onde o avião pousou durante a tarde. No desembarque na capital cearense, 111 passageiros estavam a bordo. Parte do grupo permaneceu em Fortaleza, enquanto 88 seguiram em direção a Belo Horizonte na aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu da capital cearense pouco antes das 19h.
Para atender os deportados, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania instalou o Posto de Acolhimento aos Repatriados no aeroporto de Confins. O local oferece acesso gratuito à internet, carregadores de celular e suporte para contato com familiares, além de informações sobre saúde, assistência social e oportunidades de trabalho.
Atendendo a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o embarque dos brasileiros nos Estados Unidos foi monitorado por um diplomata do Consulado-Geral em Houston para garantir que os direitos dos deportados fossem respeitados.
O primeiro grupo de brasileiros deportados nesta nova fase da política imigratória dos EUA chegou a Manaus algemado e acorrentado, o que gerou preocupação e repercussão internacional sobre o tratamento dispensado pelas autoridades norte-americanas aos imigrantes repatriados.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.