Minas Gerais confirmou, nesta quarta-feira (15), a 26ª morte relacionada ao período chuvoso iniciado em setembro de 2024. A vítima mais recente foi uma idosa de 83 anos, identificada como Luisa Marilac da Silva, encontrada morta em Serro, na Região Central do Estado.
De acordo com a Polícia Militar, o corpo da idosa foi localizado preso a uma cerca, às margens de um córrego, na tarde de segunda-feira (13). Conforme os relatos, há indícios de que a mulher tentou atravessar o leito do rio, mas foi arrastada pela correnteza. A vítima apresentava sinais de afogamento.
Desde o início do período chuvoso, Minas Gerais registra 354 pessoas desabrigadas — que dependem de abrigos públicos — e 3.270 desalojadas, que tiveram que sair de casa e buscar abrigo com familiares ou amigos. Ipatinga, no Vale do Aço, é a cidade mais afetada, com 10 mortes confirmadas, além de 130 desabrigados e 400 desalojados.
Segundo a Defesa Civil, mais de 50 municípios estão em situação de emergência, e quatro decretaram estado de calamidade pública.
O governador Romeu Zema (Novo) apresentou, nesta quarta-feira, medidas emergenciais para apoiar as cidades afetadas. Entre elas, estão duas linhas de crédito oferecidas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG): uma destinada a micro e pequenos empresários prejudicados pelas chuvas e outra para que prefeituras possam obter recursos para realocar famílias em áreas de risco.
Além disso, o governo estadual anunciou que municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública terão o adiantamento do Piso Mineiro de Assistência Social, com base no número de famílias cadastradas no CadÚnico. Vigas, bueiros e mata-burros também serão enviados para ajudar na recuperação da infraestrutura local.
Minas Gerais tem 63 municípios em anormalidade pelas chuvas, 3.270 desalojados e 354 desabrigados no atual período chuvoso, que iniciou em 22 de setembro e vai até 31 de março. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas afetadas e contabilizando os danos causados pelas chuvas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.