Um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (MPMG), de 35 anos, foi preso em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (15). A detenção foi realizada por equipes da própria Polícia Militar, em cumprimento a um mandado expedido pelo juiz Valter Guilherme Alves Costa, da 5ª Vara de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de Belo Horizonte, ocorreu dentro da sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no bairro Santo Agostinho.
Durante a operação, foram apreendidos três telefones, um disco rígido de computador e R$ 150 em dinheiro. Esses itens serão analisados pelas autoridades no curso das investigações sobre os crimes atribuídos ao sargento, que incluem envolvimento com organização criminosa.
O registro da ocorrência detalha que o suspeito precisou ser algemado devido ao seu porte físico e à prática de artes marciais. Segundo a Polícia Militar, a medida foi necessária para garantir a segurança da equipe durante a detenção.
O juiz Valter Guilherme Alves Costa atendeu a uma solicitação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que denunciou o militar por ser informante de um traficante.
MPMG
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, o policial preso preventivamente está envolvido no vazamento de informações sigilosas da operação Êxodo, conduzida pelo Gaeco Central, e que até o momento culminou no oferecimento de denúncia contra mais de 30 pessoas pela prática de crimes de organização criminosa e tráfico de drogas.
“O policial, lotado no Gaeco, teria, conforme identificado pelo próprio órgão no curso das referidas investigações, vazado informações que impediram a prisão de um dos alvos da operação, em troca de recebimento de vantagem indevida”, afirmou o órgão.
Conforme o MPMG, a prisão foi requerida pelo próprio Gaeco, assim como a ordem de busca e apreensão, ambos cumpridos pelo órgão, com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
“O Ministério Público de Minas Gerais reafirma seu compromisso com o combate ao crime organizado de forma transparente e intransigente, inclusive e especialmente quando envolvidos agentes públicos”, finalizou.
PMMG
Por meio de nota, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) “esclarece que a Corregedoria da Instituição, em ação conjunta com o Gaeco, cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de um policial militar com quem foram apreendidos diversos materiais”.
“A instituição ressalta, ainda, que as demais informações seguem sob sigilo a fim de resguardar a investigação dos fatos”, concluiu nota.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.