A cidade de Santana do Paraíso, no Vale do Aço e vizinha de Ipatinga, enfrentou a maior chuva de sua história na madrugada deste domingo (12), conforme informações da prefeitura. As regiões mais afetadas incluem áreas entre Batinga e o bairro Águas Claras. Desde as primeiras horas do dia, equipes da prefeitura estão mobilizadas para apoiar os moradores e trabalhar na recuperação dos danos.
Até o momento, foram registrados quatro resgates e uma morte devido a um deslizamento de terra. Apesar dos esforços preventivos realizados ao longo do ano, como a desobstrução de bocas de lobo e o aprofundamento de calhas de córregos, o volume excepcional de chuva causou danos significativos. A prefeitura deve oficializar o estado de calamidade pública ainda hoje.
A Secretaria de Obras intensificou as ações emergenciais com o uso de máquinas, caminhões e caminhões-pipa. Três ambulâncias foram colocadas de plantão, complementando o suporte do Samu. As unidades de saúde também estão funcionando com equipes reforçadas para atender a população.
Alerta do prefeito
O prefeito Bruno Morato destacou a importância de priorizar a segurança: “É importante que, neste primeiro momento, as pessoas deixem as áreas de risco. Nossas equipes vão trabalhar com prioridades. Primeiro, precisamos guardar vidas e, em um segundo momento, restabelecer a comunicação das estradas que foram afetadas. Quem puder, deve evitar transitar nas estradas, tendo em vista que há risco de deslizamento a qualquer momento.”
A assistência social está providenciando acolhimento para as quatro famílias desabrigadas, que estão sendo alojadas na Escola Municipal José Dias Bicalho. No local, foram disponibilizados alimentação e recursos emergenciais. Outra frente de apoio foi estabelecida no CRAS do bairro Industrial.
Previsão de novas chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia acompanhada de ventos intensos entre 40 e 60 km/h até a próxima segunda-feira (13). O órgão orienta em caso de rajadas de vento evitar que não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.