O Hospital Risoleta Neves, referência em urgências e emergências em Belo Horizonte, retomou os atendimentos no pronto-socorro na manhã desta quinta-feira (23). A unidade, que havia restringido o recebimento de pacientes com casos leves na quarta-feira (22) devido à superlotação, ainda opera acima de sua capacidade ideal.
Segundo a administração, o pronto-socorro tem suporte para atender 90 pacientes simultaneamente, mas estava com 136 às 7h desta quinta. A direção do hospital informou que, embora o cenário atual seja mais favorável do que o registrado ontem, as condições ainda não são ideais.
Ainda em um cenário desafiador, o hospital informou que segue avaliando caso a caso os pedidos de transferência de outras unidades de saúde para qual o hospital é referência, como as UPAs Norte, Venda Nova e Pampulha.
Para aliviar a pressão sobre a unidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte transferiu pacientes internados no Risoleta para outros hospitais da capital, com o apoio do SAMU-BH.
Além disso, o governo suspendeu temporariamente as cirurgias ortopédicas eletivas no hospital, direcionando os casos de urgência para outras instituições. O Risoleta Neves concentra a maior parte das cirurgias ortopédicas de Belo Horizonte, o que intensifica sua demanda.
Mesmo com as medidas adotadas, a direção reforçou que a superlotação ainda compromete o tempo de atendimento. A unidade segue operando com a porta aberta para novos pacientes, mas alerta que a população deve compreender as limitações enfrentadas pela equipe de saúde.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.